Reflexões sobre o trabalho das prostitutas no Brasil contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2021.v13i2.16291

Palavras-chave:

ergonomia da atividade, trabalho, prostituição, direito do trabalho

Resumo

Este artigo debate, por meio de abordagem interdisciplinar entre as ciências humanas e as ciências do trabalho (notadamente a ergonomia, a psicodinâmica do trabalho e o direito do trabalho), o contexto e as problemáticas que circundam e determinam o reconhecimento da prostituição feminina enquanto profissão no Brasil. Para isso, foram utilizadas como metodologia a investigação de dois instrumentos: o primeiro configurado pela revisão extensiva do conteúdo do livro “O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista”, de Silvia Federici e; o segundo, pela coleta de informações oriundas das reflexões realizadas durante o primeiro semestre de 2021 na disciplina Vulnerabilidade e Proteção Social, cursada no programa de pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, vinculado à Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/UNICAMP). Desta forma, após as leituras e debates realizados nos encontros, as informações registradas foram sistematizadas para a elaboração de uma narrativa coerente e lógica, em formato de artigo. Contribuindo assim, para compreensão do trabalho das prostitutas na contemporaneidade brasileira.

 

Biografia do Autor

Ana Julia Soares de Campos, UNICAMP - FCA

Mestranda no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - FCA/UNICAMP (2020), com área de concentração em Modernidade e Políticas Públicas. Facilitadora de aprendizagem na Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP (bolsista). Advogada. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2018).

Ingrid Barbosa Betty, UNICAMP

Formada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) de Bauru e pós-graduada em Psicologia Hospitalar pelo Centro de Especialidades Médicas, ligado ao Hospital das Clínicas - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Também possui pós-graduação em Gestão de Organizações e Pessoas pelo Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). E, atualmente, cursa o Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na UNICAMP. 

Sandra Francisca Bezerra Gemma, UNICAMP - FCA

Livre Docente em Ergonomia, Saúde e Trabalho pela FCA UNICAMP (2021), especialista em Ergonomia pela Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP (2001), com Doutorado (2008) e Mestrado (2004) em Engenharia Agrícola na temática de Ergonomia pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Ergonomia, principalmente em Ergonomia da Atividade/AET (Análise Ergonômica do Trabalho); Saúde e Trabalho; Laboratório de Mudança e Teoria da Complexidade. Atualmente é Professora Associada I (MS 5.1) da Faculdade de Ciências Aplicadas, UNICAMP-Limeira.

Downloads

Publicado

01/08/2021