Política Externa e Diplomacia Cultural
um overview sobre a difusão do café brasileiro nos EUA e no Japão
DOI:
https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2024.v16i2.19286Palavras-chave:
Propaganda comercial do café, Brasil, Política da Boa Vizinhança, Companhia Café Paulista, Café do BrasilResumo
Este artigo discorre sobre a política externa e diplomacia cultural brasileira, que buscou difundir e incentivar a propaganda comercial do café nos Estados Unidos e no Japão na primeira metade do século XX, como forma de ampliar seus mercados consumidores no exterior. Nos EUA, aproveitando a Política da Boa Vizinhança, temos o destaque do café nacional na Feira Internacional de Nova York (1939) e o fato de que órgãos do governo brasileiro no país agregavam o café em suas políticas de promoção e divulgação de uma imagem moderna do Brasil. No Japão, a campanha promocional do café brasileiro foi representada pelos acordos comerciais com a Companhia Café Paulista e, com maior destaque em nossa abordagem, o financiamento do Café do Brasil pela embaixada brasileira em Tóquio, como uma forma de expandir o hábito de beber café em um país historicamente sem relação cultural com a bebida, mas que vivenciava uma intensa ascensão do consumo em seu meio urbano. Na atualidade, os cafés tornaram-se espaços para desfrutar do ambiente sem nenhuma companhia, consumir algo do cardápio enquanto esperamos nossos equipamentos eletrônicos carregarem ou apenas comer algo rápido. Ainda assim, os encontros e interações são possíveis nos cafés, afinal, o café é caracteristicamente uma bebida social.
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