Política Externa e Diplomacia Cultural

um overview sobre a difusão do café brasileiro nos EUA e no Japão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2024.v16i2.19286

Palavras-chave:

Propaganda comercial do café, Brasil, Política da Boa Vizinhança, Companhia Café Paulista, Café do Brasil

Resumo

Este artigo discorre sobre a política externa e diplomacia cultural brasileira, que buscou difundir e incentivar a propaganda comercial do café nos Estados Unidos e no Japão na primeira metade do século XX, como forma de ampliar seus mercados consumidores no exterior. Nos EUA, aproveitando a Política da Boa Vizinhança, temos o destaque do café nacional na Feira Internacional de Nova York (1939) e o fato de que órgãos do governo brasileiro no país agregavam o café em suas políticas de promoção e divulgação de uma imagem moderna do Brasil. No Japão, a campanha promocional do café brasileiro foi representada pelos acordos comerciais com a Companhia Café Paulista e, com maior destaque em nossa abordagem, o financiamento do Café do Brasil pela embaixada brasileira em Tóquio, como uma forma de expandir o hábito de beber café em um país historicamente sem relação cultural com a bebida, mas que vivenciava uma intensa ascensão do consumo em seu meio urbano. Na atualidade, os cafés tornaram-se espaços para desfrutar do ambiente sem nenhuma companhia, consumir algo do cardápio enquanto esperamos nossos equipamentos eletrônicos carregarem ou apenas comer algo rápido. Ainda assim, os encontros e interações são possíveis nos cafés, afinal, o café é caracteristicamente uma bebida social.

Biografia do Autor

Eugênia Pereira da Silva, Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp

Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (ICHSA/Unicamp). Graduada em História, com ênfases em História da Arte e Patrimônio Histórico e Cultural, pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp). Possui segunda graduação em Administração Pública pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/Unicamp).Tem interesse em estudos sobre arte brasileira, a relação entre arte e política e diplomacia cultural.

Milena Pavan Serafim, Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp

Professora Associada de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas/UNICAMP. Livre-Docente e Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp. É Bolsista Produtividade Pq-2 - CNPq. Atualmente é Diretora Associada da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp). Trabalhou na gestão de programas do Ministério do Desenvolvimento Social e como consultora PNUD no Ministério da Saúde. Experiência em planejamento, gestão, monitoramento e avaliação de políticas públicas, administração pública e gestão universitária. Suas áreas de pesquisa são: Análise e Governança de Políticas Públicas e de Instituições; Ciências Comportamentais e Processo decisório; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Diplomacia Científica; Universidade e Educação Superior, Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

10/01/2025