A educação em direitos humanos enquanto conteúdo interdisciplinar
explorando desafios e entraves no âmbito do Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2024.v16i2.19301Palavras-chave:
ensino superior, educação em direitos humanos, interdisciplinaridadeResumo
Este artigo objetiva apresentar a Educação em Direitos Humanos (EDH) enquanto conteúdo interdisciplinar, explorando os principais desafios que dificultam sua incorporação no âmbito do Ensino Superior. Metodologicamente, a pesquisa possui abordagem exploratória, sendo desenvolvida por meio de revisões bibliográficas e análise de algumas legislaturas acerca dessa prática educativa. Desse modo, visualiza-se que a temática dos direitos humanos, muitas vezes, está restrita aos cursos de Direito, fator que se associa à própria formação disciplinar do corpo docente, constituindo-se como um dos entraves que dificultam o enquadramento desta temática no campo interdisciplinar, tal como deve ser. Outro entrave identificado, fundamenta-se na fragilidade da integração entre ensino, pesquisa e extensão, sendo esta última, a esfera onde as Instituições de Ensino Superior (IES), em especial a universidade pública, pode contribuir de forma mais efetiva no âmbito dos direitos humanos.
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