A educação em direitos humanos enquanto conteúdo interdisciplinar

explorando desafios e entraves no âmbito do Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2024.v16i2.19301

Palavras-chave:

ensino superior, educação em direitos humanos, interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo objetiva apresentar a Educação em Direitos Humanos (EDH) enquanto conteúdo interdisciplinar, explorando os principais desafios que dificultam sua incorporação no âmbito do Ensino Superior. Metodologicamente, a pesquisa possui abordagem exploratória, sendo desenvolvida por meio de revisões bibliográficas e análise de algumas legislaturas acerca dessa prática educativa. Desse modo, visualiza-se que a temática dos direitos humanos, muitas vezes, está restrita aos cursos de Direito, fator que se associa à própria formação disciplinar do corpo docente, constituindo-se como um dos entraves que dificultam o enquadramento desta temática no campo interdisciplinar, tal como deve ser. Outro entrave identificado, fundamenta-se na fragilidade da integração entre ensino, pesquisa e extensão, sendo esta última, a esfera onde as Instituições de Ensino Superior (IES), em especial a universidade pública, pode contribuir de forma mais efetiva no âmbito dos direitos humanos.

Biografia do Autor

Thais Aparecida Dibbern, Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp

Pesquisadora de Pós-Doutorado na Embrapa Agricultura Digital, desenvolvendo indicadores de inovação para a Agricultura Digital. Doutora em Política Científica e Tecnológica pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com período sanduíche em Hochschule für Angewandte Wissenschaften Hamburg (HAW Hamburg/Alemanha). Mestra em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (2019) e bacharela em Gestão de Políticas Públicas (2016), ambos pela Unicamp. Integrou o comitê gestor do "Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos" da Unicamp entre 2017-2018 (MEC/Min. Justiça)

Milena Pavan Serafim, Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp

Professora Associada de Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas/UNICAMP. Livre-Docente e Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp. É Bolsista Produtividade Pq-2 - CNPq. Atualmente é Diretora Associada da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA/Unicamp). Trabalhou na gestão de programas do Ministério do Desenvolvimento Social e como consultora PNUD no Ministério da Saúde. Experiência em planejamento, gestão, monitoramento e avaliação de políticas públicas, administração pública e gestão universitária. Suas áreas de pesquisa são: Análise e Governança de Políticas Públicas e de Instituições; Ciências Comportamentais e Processo decisório; Ciência, Tecnologia e Sociedade; Diplomacia Científica; Universidade e Educação Superior, Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável.

Downloads

Publicado

10/01/2025