Profissionalismo e profissão: teorias sociológicas e o processo de profissionalização no Brasil.

Autores

  • Paulo Eduardo Angelin UFSCar – Universidade Federal de São Carlos / São Carlos – SP.

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2010.v3i1.4390

Palavras-chave:

Profissionalismo, Profissão, Associações profissionais

Resumo

Este artigo aborda as temáticas, “profissionalismo” e “profissão” e discute o processo de profissionalização que ocorreu no Brasil a partir do início do século XX. A discussão de
termos como “associações profissionais”, “código de ética”, “credencialismo”, dentre outros, são de suma importância para o desenvolvimento desta análise. Sendo assim, a partir dos textos de Dubar (2005), Diniz (2001), Barbosa (1998) e Freidson (1996), está presente neste artigo a discussão de algumas correntes de pensamento no campo da sociologia das profissões, como as “teorias funcionalistas”, as “teorias histórico-comparativas”, a corrente do “interacionismo simbólico” e as novas correntes de pensamento que surgiram a partir da década de 70 do século passado. Esta discussão é realizada em duas partes. Na primeira, discutimos a ideia de
“profissão” e o processo de profissionalização das sociedades ocidentais modernas, apresentando argumentos teóricos, confrontando teorias no campo da sociologia das profissões e estabelecendo diálogos entre elas. Na segunda parte, trabalhamos especificamente com o processo de profissionalização no Brasil, destacando, assim, dentre outras coisas, a exigência do conhecimento técnico-cientifico, o crescimento do número de profissões, a crescente expansão das universidades e ensinos profissionais que emitem certificados e diplomas e o crescimento de estudantes de nível superior.

 

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