A dimensão pedagógica do desenvolvimento rural.

Autores

  • Emerson Ferreira Rocha UnB – Universidade de Brasília / Brasília – DF – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2011.v3i2.4437

Palavras-chave:

Desenvolvimento rural, Desigualdade social, Políticas públicas

Resumo

Esse artigo propõe uma análise crítica das políticas sociais de desenvolvimento rural desenvolvidas no pólo de desenvolvimento Petrolina-PE/Juazeiro-BA, na bacia do rio
São Francisco. Esses projetos começaram em 1968, com o início das obras de implementação de perímetros irrigados na região. Embora tenha sido concebida, a princípio, enquanto
estratégia de empoderamento dos pequenos produtores sertanejos, os limites dos esforços pedagógicos da referida política implicaram num processo de falência sistemática desses produtores, ocasionando um quadro de alta concentração de renda e de prevalência do setor patronal (sobre o setor da “agricultura familiar”) na atualidade. O artigo baseia-se no trabalho empírico realizado por ocasião de uma pesquisa coordenada pelo professor Jessé Souza,
financiada pela FAPEMIG e pela Secretaria de Assuntos Estratégicos através do CGEE.

 


Downloads

Edição

Seção

Artigos