A dimensão pedagógica do desenvolvimento rural.
DOI:
https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2011.v3i2.4437Palavras-chave:
Desenvolvimento rural, Desigualdade social, Políticas públicasResumo
Esse artigo propõe uma análise crítica das políticas sociais de desenvolvimento rural desenvolvidas no pólo de desenvolvimento Petrolina-PE/Juazeiro-BA, na bacia do rio
São Francisco. Esses projetos começaram em 1968, com o início das obras de implementação de perímetros irrigados na região. Embora tenha sido concebida, a princípio, enquanto
estratégia de empoderamento dos pequenos produtores sertanejos, os limites dos esforços pedagógicos da referida política implicaram num processo de falência sistemática desses produtores, ocasionando um quadro de alta concentração de renda e de prevalência do setor patronal (sobre o setor da “agricultura familiar”) na atualidade. O artigo baseia-se no trabalho empírico realizado por ocasião de uma pesquisa coordenada pelo professor Jessé Souza,
financiada pela FAPEMIG e pela Secretaria de Assuntos Estratégicos através do CGEE.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da REDD – Revista Espaço de Diálogo e Desconexão. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial