Editorial

Authors

  • Rodrigo Alberto Toledo UNESP-FCLAR-PPG em Ciências Sociais- Pesquisador e Professor no PPGCS. Doutor em Ciências Sociais - UNESP-FCLAr e Universidad de Salamanca - Centro de Estudios Brasileñnos y Instituto de Iberoamerica, Espanha. https://orcid.org/0000-0001-6232-4703

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2018.v10i1.11776

Abstract

A Revista Espaço de Diálogo e Desconexão – REDD – foi uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Temático Trabalho e Trabalhadores, que funcionou na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – Unesp, por quase10 anos.
Portanto é com muita satisfação que comemoramos uma década de publicações e atuação no meio acadêmico e científico para a divulgação da produção de Iniciação Científica, de Mestrado, de Doutorado e demais pesquisadores de diversas universidades brasileiras e estrangeiras.
A despeito de a área foco ser a Sociologia do Trabalho e a Sociologia Rural, a REDD vem publicando, nessa última década, trabalhos que possuem objetos de pesquisa que transitaram por diversas áreas do conhecimento sociológico. Dessarte, esse dado vem confirmar não somente o seu caráter interdisciplinar, mas o potencial de também projetar os desafios que a revista passará a ter a partir deste volume 11, número 1 de 2018, como poderemos notar ao ler a presente edição. Antes, porém, queremos render homenagens aos editores Leila Stein, Andréia Brito e Ricardo Sapia, pois não mediram esforços para que a REDD pudesse, em 2018, comemorar 10 anos de existência figurando como um dos mais importantes periódicos da FCLAr-Unesp de Araraquara.
Destacamos, in memorian, o papel da professora e pesquisadora Leila Stein que de forma pioneira, estabeleceu as bases da REDD e contribuiu para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas, perenizadas nos números da revista e em gerações de pesquisadores que, certamente, levam consigo o rigor científico, a dedicação aos estudos sociológicos e o compromisso com a universidade pública, marcas indeléveis da trajetória da Leila Stein.

Author Biography

Rodrigo Alberto Toledo, UNESP-FCLAR-PPG em Ciências Sociais- Pesquisador e Professor no PPGCS. Doutor em Ciências Sociais - UNESP-FCLAr e Universidad de Salamanca - Centro de Estudios Brasileñnos y Instituto de Iberoamerica, Espanha.

Doutor em Ciências Sociais com período sanduíche na Universidade de Salamanca, USAL, Instituto de Iberoamérica e Centro de Estudios Brasileños e Mestre em Sociologia, respectivamente, nos anos 2013 e 2006, pela UNESP/Araraquara. Desenvolve pesquisas sobre o processo de planejamento urbano da cidade de Araraquara e metodologias participativas na formulação de políticas públicas. Possui Especialização em Gestão Pública e Gerência de Cidades (2001) pela UNESP-FCLAr-PPG; bem como Licenciatura Plena (1999) e Bacharelado (2002) em Ciências Sociais. Foi presidente da ONG Araraquara Viva e coordenou inúmeros projetos socioambientais que foram aprovados pelo Ministério da Cultura, Lei Rouanet. Possui diversos artigos publicados em periódicos e apresentou trabalhos em congressos nacionais e internacionais. É autor do livro Políticas Públicas e Gestão Cidadã (edição bilingue, Políticas Públicas y Gestión Ciudadana), da série Desafios Urbanos (Volume I, Processo histórico de construção do ideário urbano brasileiro, Volume II, Os desafios urbanos do século XXI: planejamento, democracia e participação e Volume III, Ensaio sobre a história do planejamento urbano na cidade de Araraquara: política local e planejamento urbano). Coordenou e colaborou na organização dos livros Lentes da Cidade e Agenda 21 Local.

Published

15/09/2018

Issue

Section

Editorial