Morangos e vinhos: a influência de fatores sociais no desenvolvimento de mercado em estudos realizados por Garcia-Parpet
DOI:
https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2019.v11i2.13863Keywords:
Construção Social do Mercado, Capital Social, Sociologia Econômica.Abstract
A economia e o mercado têm sido discutidos pela sociologia econômica a partir das estruturas sociais vigentes em dado contexto, preenchendo o hiato deixado pela perspectiva da economia liberal, a qual defende a autorregulação do mercado pela ideia de concorrência pura e perfeita. Garcia-Parpet, interessada nessa construção social do mercado, investigou sobre o mercado de morangos (2003) e de vinhos (2004; 2007) em regiões da França, destacando como aspectos culturais, políticos, geracionais, valorativos e simbólicos influenciaram o seu desenvolvimento. O presente artigo, inicialmente, discute acerca de aspectos sociais e desenvolvimento regional como elementos fundamentais para a análise da economia e do mercado; em seguida se propõe a identificar similaridades acerca de fatores sociais no desenvolvimento dos mercados de morango e de vinho em questão, apresentando um breve resumo de cada estudo e os diferentes estágios de evolução dos mercados, para posteriormente proceder à análise, na qual se identificou o social não como “plano de fundo”, mas como protagonista do desenvolvimento.Downloads
Published
01/08/2019
Issue
Section
Dossiê
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