“Missão Dada É Missão Cumprida”

A Influência Do Filme Tropa De Elite Na Cultura Corporativa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2022.v14i2.18867

Keywords:

Estudos culturais, Comunicação. Cultura, Psicodinâmica do Trabalho

Abstract

Este texto busca analisar a influência de uma obra cinematográfica sobre o discurso e a prática de segmentos corporativos no Brasil contemporâneo. As representações construídas no filme Tropa de Elite (2007), presentes na construção dos personagens, nas expressões e frases de impacto, além de aspectos estéticos e imagéticos, popularizaram-se amplamente no imaginário brasileiro, através de enquadramentos interpretativos operados por uma gama de grupos distintos: da propaganda eleitoral populista a itens de moda vendidos no comércio popular. Nos interessa aqui o foco na apreensão destes elementos no contexto corporativo, e como produtores de conteúdo nesta área (empresas de treinamento e eventos, mídia publicitária, departamentos de comunicação interna) utilizam-se de elementos do filme em iniciativas de motivação e criação de cultura corporativa, principalmente na área comercial. Através da análise dos elementos presentes em peças de comunicação nesta área, é possível construir um cenário sólido que evidencia esta influência na comunicação institucional. Há coerência e homogeneidade na representação ideológica deste discurso, que acaba por reproduzir relações de poder presentes na atividade de trabalho. Os profissionais que recebem estas mensagens têm duas opções fundamentais: a aceitação do discurso ou a elaboração de estratégias defensivas.

Author Biography

Murilo Rodrigues Maluf, Unicamp-FCA

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002), e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (2020). Atualmente, cursa o Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na FCA - UNICAMP, com pesquisas no campo da Ergonomia. 

Published

29/12/2023