“Missão Dada É Missão Cumprida”
A Influência Do Filme Tropa De Elite Na Cultura Corporativa
DOI:
https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2022.v14i2.18867Keywords:
Estudos culturais, Comunicação. Cultura, Psicodinâmica do TrabalhoAbstract
Este texto busca analisar a influência de uma obra cinematográfica sobre o discurso e a prática de segmentos corporativos no Brasil contemporâneo. As representações construídas no filme Tropa de Elite (2007), presentes na construção dos personagens, nas expressões e frases de impacto, além de aspectos estéticos e imagéticos, popularizaram-se amplamente no imaginário brasileiro, através de enquadramentos interpretativos operados por uma gama de grupos distintos: da propaganda eleitoral populista a itens de moda vendidos no comércio popular. Nos interessa aqui o foco na apreensão destes elementos no contexto corporativo, e como produtores de conteúdo nesta área (empresas de treinamento e eventos, mídia publicitária, departamentos de comunicação interna) utilizam-se de elementos do filme em iniciativas de motivação e criação de cultura corporativa, principalmente na área comercial. Através da análise dos elementos presentes em peças de comunicação nesta área, é possível construir um cenário sólido que evidencia esta influência na comunicação institucional. Há coerência e homogeneidade na representação ideológica deste discurso, que acaba por reproduzir relações de poder presentes na atividade de trabalho. Os profissionais que recebem estas mensagens têm duas opções fundamentais: a aceitação do discurso ou a elaboração de estratégias defensivas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da REDD – Revista Espaço de Diálogo e Desconexão. É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial