Por uma interdisciplinaridade radical

desafios da pesquisa e da pós-graduação em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.32760/1984-1736/REDD/2024.v16i2.19262

Abstract

Interdisciplinary postgraduate programs are generally built around themes treated in a multidisciplinary manner. We aim, based on the establishment of the Interdisciplinary Master's Degree in Applied Human and Social Sciences (ICHSA) at Unicamp, to reflect on an alternative model of interdisciplinarity, its application forms, and its challenges. Approved in 2013, ICHSA proposes radical interdisciplinarity, the effort to take a “step back” in the disciplinary division of human and social sciences to examine problems more comprehensively, restoring multidimensionality to phenomena. This starting point led to the structuring of a discipline axis that guides students from deconstruction to the reconstruction of their research objects. Despite the challenges of implementing the proposal, such as expectations from evaluation agencies; internal pressures toward pragmatic solutions to align interdisciplinarity with disciplinary reasoning; and inherent resistances in the process of deconstruction-reconstruction of research objects during the master's degree; over ten years of existence, ICHSA has demonstrated its potential as a training proposal that, in its diversity, highlights disciplinary boundaries and the potential for reconstruction based on research problems raised by students.

Author Biographies

Alvaro D'Antona, Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp

Formação em Ciências Humanas e em Sociais Aplicadas, incluindo Economia (graduação, 1989), Antropologia (mestrado, 1997) e Ciências Sociais (doutorado em Estudos de População, 2003; pós-doutorado em População e Ambiente, 2004). Livre-docente da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA-Unicamp), credenciado no Programa de Pós-graduação de Demografia (IFCH/Unicamp) e no mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (FCA/Unicamp). Pesquisador-colaborador do Núcleo de Estudos de População (NEPO-Unicamp). Participação em projetos de pesquisa nacionais e internacionais sobre População e Ambiente e temas afins, com experiência de campo com populações em áreas rurais da Amazônia e no Nordeste do Brasil (em áreas protegidas e em projetos de colonização). Entre 2010 e 2013, Coordenador de Pós-Graduação da FCA.

Eduardo José Marandola Jr., Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp

Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2002 e 2003) e Doutorado em Geografia pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (2008), realizando a Livre Docência na Área do Núcleo Básico Geral Comum (Sociedade e Ambiente) (2016). Atualmente é Professor Associado II (MS 5.2) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp (campus de Limeira), onde coordena o Laboratório de Geografia dos Riscos e Resiliência (LAGERR), do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHS) e atua como Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA). É professor também do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp. É editor da revista Geograficidade, do Grupo de Pesquisa Geografia Humanista Cultural (GHUM/UFF/CNPq), do qual é um dos coordenadores. Coordena o Nomear - Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Geografia (LAGERR/FCA/Unicamp).

Roberto Donato Silva Jr., Faculdade de Ciências Aplicadas/Unicamp

Professor Doutor do Núcleo Geral Comum (NGC), do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ICHSA) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e do Doutorado em Ambiente e Sociedade do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), todos no âmbito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui Graduação (licenciatura e bacharelado) em Ciências Sociais e Mestrado em Sociologia pela Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara (FCLAr) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Doutorado em Ambiente e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (AS/NEPAM/IFCH/UNICAMP). Atualmente, é Assessor Docente do Gabinete do Reitor (GR/UNICAMP) e Editor Adjunto da Revista Ambiente e Sociedade. Atua também nas diretorias da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (Aninter-SH) e Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS).

Published

10/01/2025