O Programa Universidade para Todos: um estudo sobre a produção acadêmica – 2007-2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.13988

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Educação superior, Programa universidade para todos, Prouni

Resumo

A educação superior tem sido objeto de políticas públicas com o intuito de diminuir as desigualdades de acesso a este nível de ensino e uma dessas medidas foi institucionalização do Programa Universidade para Todos – Lei nº 11.096/2005. Este programa possibilitou ampliar o acesso, mas ainda sem atender à universalização e sem garantir a permanência daqueles que são beneficiados com bolsas de estudo. Com a oferta já ultrapassando uma década, surgiu o interesse em analisar a produção científica existente no período de 2005-2019, mediante um estudo de revisão narrativa na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Observou-se que em relação às 94 publicações que compuseram a amostra desse estudo, apenas 31 fazem análise exclusivamente da perspectiva dos estudantes. Também se percebem muitas lacunas na produção do conhecimento sobre, especificamente, as experiências e vivências da inserção e permanência dos estudantes que utilizam bolsas do Prouni.

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Biografia do Autor

Polyana Raquel Pedroso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação.

Maria Lourdes Gisi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR

Professora Titular no Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Educação (UNESP).

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Publicado

02/01/2021

Como Citar

PEDROSO, P. R.; GISI, M. L. O Programa Universidade para Todos: um estudo sobre a produção acadêmica – 2007-2019. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 138–148, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i1.13988. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13988. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos