O Programa Universidade para Todos: um estudo sobre a produção acadêmica – 2007-2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v25i1.13988

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Educação superior, Programa universidade para todos, Prouni

Resumo

A educação superior tem sido objeto de políticas públicas com o intuito de diminuir as desigualdades de acesso a este nível de ensino e uma dessas medidas foi institucionalização do Programa Universidade para Todos – Lei nº 11.096/2005. Este programa possibilitou ampliar o acesso, mas ainda sem atender à universalização e sem garantir a permanência daqueles que são beneficiados com bolsas de estudo. Com a oferta já ultrapassando uma década, surgiu o interesse em analisar a produção científica existente no período de 2005-2019, mediante um estudo de revisão narrativa na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Observou-se que em relação às 94 publicações que compuseram a amostra desse estudo, apenas 31 fazem análise exclusivamente da perspectiva dos estudantes. Também se percebem muitas lacunas na produção do conhecimento sobre, especificamente, as experiências e vivências da inserção e permanência dos estudantes que utilizam bolsas do Prouni.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Polyana Raquel Pedroso, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação.

Maria Lourdes Gisi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR

Professora Titular no Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Educação (UNESP).

Referências

BOURDIEU, P.; CHAMPAGNE, P. Os excluídos do interior. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (Org.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

BRASIL. BDTD. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. 2014. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 2 maio 2020.

BRASIL. Lei n. 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos – PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei nº 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Brasília, DF, 14 jan. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11096.htm. Acesso em: 7 maio 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. SIS/PROUNI: dados e estatísticas. 2019. Disponível em: http://prouni.mec.gov.br/prouni2006/login/. Acesso em: 21 dez. 2019.

CARVALHO, Cristina Helena Almeida. O PROUNI no governo Lula e o jogo político em torno do acesso ao ensino superior. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, p. 969-1000, out. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a16v2796.pdf. Acesso em: 29 set. 2020.

EZCURRA, Ana Maria. Masificación y enseñanza superior: una inclusión excluyente. Algunas hipótesis y conceptos clave. In: FERNÁNDEZ LAMARRA, N. F.; PAULA, M. F. C. (Org.). La democratización de la educación superior en América Latina. Límites y posibilidades. Saenz Peña: EDUNTREF, 2011.

FERNANDES, F. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. São Paulo: Globo, 2006.

MENA, F. Pareceres da FGV e de consultoria divergem sobre número de vagas. Folha de S. Paulo, 17 dez. 2004, Cotidiano. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u16741.shtml. Acesso em: 19 jul. 2020.

PASTORE, J.; SILVA, N. V. Mobilidade social no Brasil. São Paulo: Makron Books, 2000.

PAULA, M. F. C. Políticas de democratização da educação superior brasileira: limites e desafios para a próxima década. Avaliação Campinas, Sorocaba, v. 22, n. 2, p. 301-315, mai./ago. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/aval/v22n2/1982-5765-aval-22-02-00301.pdf. Acesso em: 19 jul. 2020.

RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

TREVISOL, J. V.; NIEROTKA, R. L. Os jovens das camadas populares na universidade pública: acesso e permanência. Rev. Katálysis, Florianópolis, v. 19, n. 1, p. 22-32, jan./jun. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rk/v19n1/1414-4980-rk-19-01-00022.pdf. Acesso em: 19 jul. 2020.

Publicado

02/01/2021

Como Citar

PEDROSO, P. R.; GISI, M. L. O Programa Universidade para Todos: um estudo sobre a produção acadêmica – 2007-2019. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 25, n. 1, p. 138–148, 2021. DOI: 10.22633/rpge.v25i1.13988. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/13988. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos