Possíveis contribuições da avaliação externa para a gestão educacional

Autores

  • Cristiane Machado

DOI:

https://doi.org/10.22633/rpge.v0i12.9327

Palavras-chave:

Avaliação externa, Gestão educacional, Gestão escolar

Resumo

Explorar as possíveis contribuições da avaliação externa para a gestão educacional, apoiando-se no percurso do SAEB até a criação da Prova Brasil e do IDEB e também na pesquisa nacional "Bons resultados no índice de Desenvolvimento da Educação Básica: estudo exploratório de fatores explicativos", é o escopo desse artigo. Busca-se pontuar elementos para compreensão da trajetória da avaliação externa na educação básica, do SAEB e IDEB. conceituar e examinar as atribuições da sestão de sistemas e escolar. Finaliza, apoiando-se no percurso do SAEB até a criação da Prova Brasil e IDEB e na pesquisa nacional, tecendo assertivas sobre as possibilidades de contribuições da avaliação externa para a gestão educacional.

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Publicado

02/02/2012

Como Citar

MACHADO, C. Possíveis contribuições da avaliação externa para a gestão educacional. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, n. 12, p. 22–34, 2012. DOI: 10.22633/rpge.v0i12.9327. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/9327. Acesso em: 7 maio. 2021.

Edição

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