A leitura nos cursos de pedagogia: implicações da práxis docente na formação do professor leitor

Kátia Andrade Inez Silva, Sandra Aparecida Pires Franco

Resumo


Este artigo traz os resultados da dissertação de mestrado, vinculada à linha de pesquisa “Docência: Saberes e Práticas”, teve como objetivo analisar em que medida a práxis docente presente nos Cursos de Pedagogia implica na formação de professores leitores. O universo de pesquisa composto por duas faculdades públicas localizadas em cidades ao norte do Estado do Paraná, e os sujeitos participantes foram cem estudantes matriculados nas turmas de 2ª, 3ª e 4ª anos dos dois Cursos e três professores responsáveis pelas disciplinas que abordavam o ensino da leitura e a formação do leitor. Numa abordagem quantiqualitativa, por meio de estudo exploratório dos documentos norteadores dos Cursos, como o Projeto Pedagógico, Matrizes Curriculares e as Ementas das disciplinas de Alfabetização e Letramento, Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Fundamentos Teórico-metodológicos em Alfabetização e Língua Portuguesa, bem como da análise das respostas dadas por estudantes e professores aos questionários semiestruturados aplicados e das observações realizadas nas aulas. Como resultados estão à compreensão da realidade posta em relação à formação de sujeitos leitores nestes Cursos de Pedagogia, assim como o apontamento das dificuldades encontradas pelos docentes seja referente à carga horária das disciplinas que tratam do ensino da leitura ou pela constatação das implicações da práxis docente em relação a essa formação.

Palavras-chave


Curso de Pedagogia; Formação docente; Leitura; Práxis docente;

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DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v0i18.9377



Rev. on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1519-9029

DOI prefix: 10.22633/rpge

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