Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Sem Aspas é uma publicação contínua do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras, FCLAr/Unesp. A gestão técnica, editorial e executiva é de responsabilidade da FCLAr e dos seus editores.

O campo principal de análise são estudos que envolvem temas da Antropologia, Ciência Política e Sociologia, sendo que estão aptos a enviar textos para análise pesquisadores graduandos, mestrandos e doutorandos  que devem ter coautoria com seus professores orientadores; mestres e doutores.

Ao enviar o manuscrito, o autor deve inserir os coautores (máximo 4 autores por artigo) responsabilizando-se por informar as respectivas titulação, URL do Lattes, ORCID, filiação institucional e resumo da biografia.

Submeter a declaração de originalidade e de autoria em documentos suplementar assinado e com cópia do Rg e CPF digitalizados em PDF.

Caso o cadastro do autor e dos coautores não estejam completos, o manuscrito não será aceito.

A Revista Sem Aspas avalia artigos nas seguintes subáreas:

Filosofia, Sociologia e Historiografia da Educação;

Sociedade e Tecnologias;

Gestão de Cidades;

Sociedade e Religiões;

Literatura e sociedade;

Estudos Políticos e sociedade.

A Revista Sem Aspas incentiva a organização de números especiais sobre temas específicos dentro do Foco e Escopo, e que um dos organizadores tenha no mínimo o título de doutor. Para compor o dossiê, deve conter entre 08 e 10 artigos. Neste caso, o organizador poderá enviar o volume proposto diretamente para o e-mail da revista.  O organizador será responsável pelas normas e diretrizes de submissão, formatação e normalização. O organizador(es) deve submeter ao e-mail da revista, a ementa do dossiê, o pré-sumário com os títulos do dossiê, os nomes dos autores e seu minicurrículo para avaliação.

Processo de Avaliação pelos Pares

A pertinência para publicação será avaliada pelos Conselhos Editorial e Consultivo, no que diz respeito à adequação ao perfil da revista, ao conteúdo e à qualidade das contribuições. A avaliação poderá considerar o artigo aprovado com a devida alteração indicada pelo parecerista ou o indeferido pelo mesmo. Os autores serão informados sobre os textos não aceitos para publicação. No caso dos textos produzidos por autores convidados, o peer review será realizado pelos membros do Conselho Editorial da revista.

A Revista Sem Aspas se reserva o direito de aceitar ou não a proposta para tradução, conforme o tema, a pertinência de sua publicação.

Podem se cadastrar como autores graduandos, ppós-graduandos, mestres, doutores, docentes e especialistas em geral, sem ser exigida titulação mínima para a submissão de artigos.

Os autores que pretenderem publicar artigos com regularidade na Revista Sem Aspas devem aguardar dois números consecutivos para tanto.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

A publicação dos artigos recebidos está condicionada à aprovação dos pareceristas ad hoc, ou ao cumprimento de suas sugestões. São considerados: originalidade, consistência teórica, clareza na exposição e contribuição científica do artigo. O prazo solicitado aos pareceristas para a emissão de sua avaliação é de três semanas. Os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, assim como os nomes dos autores, que receberão os pareceres com as avaliações, sugestões, ou recusa. Os autores serão informados pelo Conselho Consultivo da decisão final sobre os textos aceitos, ou recusados para publicação.

O artigo será aprovado ou recusado pelo Conselho Consultivo desde que atenda as devidas alterações indicadas pelos pareceristas. O tempo médio entre a submissão, a emissão dos pareceres e a aprovação ou recusa final do artigo pelo Conselho  varia de 3 a 6 meses a partir da data de encerramento da chamada.

Após aprovados os artigos passam por uma minuciosa revisão gramatical realizada por profissionais da área e caso necessário, os autores são consultados para esclarecimento. Terminado este processo, os artigos seguem para o Laboratório Editorial da FCL/Ar/UNESP que faz a revisão bibliográfica. Nesta etapa, os autores são consultados para fazer correções, ou preencher lacunas das referências.

Revista Sem Aspas se reserva o direito de publicar ou não trabalhos enviados à redação, no que diz respeito aos itens acima citados e à adequação ao perfil da Revista, à temática de cada edição, ao conteúdo e à qualidade das contribuições.

Política de Acesso Livre

A Revista Sem Aspas não cobra taxa de submissão e nem de processamento para autores. Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Critérios para Organização de Dossiê/Dossier criteria for organization

Os dossiês são edições organizadas por convidados, pesquisadores e professores. Na organização dos dossiês, os mesmos serão observados quanto ao caráter interinstitucional e abordar temáticas de relevância para a área distinta e especificada ao Foco e Escopo da revista. O objetivo do dossiê é ampliar o debate acadêmico, fomentar intercâmbios de pesquisa e/ou adensar as experiências formativas em investigação e/ou ensino com a comunidade científica nacional e internacional.

A avaliação da proposta de dossiê acontece em duas etapas:

Primeiramente, o(s) proponente(s) deve(m) enviar a ementa do dossiê, com nome e identificação institucional dos proponentes (três, no máximo, e preferencialmente um deles com título de doutor), bem como com os títulos dos trabalhos, autores e filiação institucional (Instituição, departamento e programa de pós-graduação). Os autores devem seguir as normas das diretrizes para submissão. Os organizadores serão responsáveis pelo envio do material nas etapas.

Diretrizes para autores e normas de submissão: <https://drive.google.com/file/d/1Gh6lupc9TXj0wheGsQvfipcTpU2V0AK7/view>.

Modelo padrão/template do artigo para download: <https://drive.google.com/file/d/1phuKDxJhwZWMqlN6v1hIrPaD4iATWwXv/view>.

Somente serão aceitos artigos com no máximo 3(três autores) graduandos, mestrandos e doutorandos acompanhados por um professor doutor/orientador.

Os organizadores são responsáveis por enviar a Apresentação/Prefácio do Dossiê em Português, Espanhol e inglês. (A revista possui equipe externa de revisão e tradução para o espanhol e inglês; revisão em português, formatação e normalização).

Os artigos devem conter no máximo 15 páginas, incluindo as referências. As referências não poderão ultrapassar 1/3 da quantidade dos parágrafos do artigo. O resumo no máximo 250 palavras ou dez (10) linhas com cinco (05) palavras-chave separadas por ponto. Normas ABNT.

Os organizadores serão responsáveis por submeter todos os artigos na plataforma (obrigatório constar todos os dados dos autores, como telefone, e-mail individual, filiação institucional, departamento, país, ORCID, Link/URL do Lattes/CNPq). Ao submeter os artigos, devem submeter as declarações de originalidade e de autoria assinados e com o RG e CPD digitalizado e assinadas); Ao submeter os artigos, devem ter atenção de preencher corretamente o Título em caixa baixa, palavras-chave separadas por ponto, e as referências no campo próprio da plataforma SEER/OJS de submissão).

Nesta primeira etapa, os artigos completos não devem ser apresentados.

A proposta do dossiê deve obrigatoriamente conter:

1. Breve ementa do Dossiê.

2. Relevância da temática proposta para o campo da área da revista – Foco e Escopo.

3. Eixo temático do Dossiê: Deve ser observado o fato de que os trabalhos devem ter como eixo principal um tema bem definido proposto por um organizador.

4. Nome de cada artigo e autores - nomes completos e filiação institucional: os artigos devem ser de autoria de pesquisadores de instituições que não se repitam no mesmo dossiê (instituições diferentes).  O dossiê deve conter entre 8 (mínimo) e 12 (máximo) artigos. 

5. Responsável (eis) pelo Dossiê - nome, instituição e e-mail. O dossiê pode ser proposto por até três pessoas, sendo que, no mínimo, um deles devem ter o título de Doutorado. Cabe ao responsável enviar a proposta do Dossiê também para o e-mail da revista. 

Após a primeira fase, caso seja aprovada a proposta de dossiê, os artigos completos que compõem o dossiê devem ser inseridos na plataforma online da revista e  entrarão em avaliação por pareceristas, seguindo o procedimento usual da revista, ou seja, duplo-cego, no mínimo. O(s) organizador(es) será(ão) responsável(eis) pela execução de todo o trabalho e gestão dos artigos do dossiê.

É condição para a submissão dos artigos do dossiê para avaliação

1. Seguir as normas de publicações e padronização bibliográfica (referências e citações);

2. Que as submissões dos trabalhos que comporão o Dossiê sejam registradas diretamente no sistema, conforme orientações em: Submissão Online. Também deverá ser enviada copias dos artigos com e sem identificação por e-mail. Além de tudo, cada autor deve preencher os termos da "Declaração de Originalidade" constante no link: Declaração de Originalidade e Declaração de Autoria (e ordem dos autores)


A referida declaração deve ser enviada digitalizada com as respectivas assinaturas, cópias do RG e CPF para o e-mail da revista e ser anexada nos metadados no momento da submissão dos artigos.

Para que o trabalho seja identificado no sistema de submissão, no campo título do metadados ou no campo informações/comunicado para o editor, inicialmente ao título coloque a palavra Dossiê seguido (undeline) do primeiro nome do Responsável e o título de cada trabalho.

Exemplo:

Dossiê_Responsável_Título:

Dossiês_Raquel_As diferenças de cada aluno no seu desenvolvimento acadêmico

Todos os artigos, apresentações serão obrigatoriamente revisados, editorados no processo final pela equipe interna e externa da revista.

Informações: semaspas@fclar.unesp.br

Qualis/CAPES (Avaliação)/Evaluation (2013-2016)

Bases de dados, Diretórios, Catálogos, Associações, Base de Dados e indexação

Boas práticas na publicação científica / Código de Ética - Good practice in scientific publication/Code of Ethics - COPE Core practices

Os editores e membros dos conselhos editorial e consultivo desta Revista endossam o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP, em 2014.

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Recomenda-se que todos os autores e avaliadores leiam o documento, disponível no link abaixo.

The editors and members of both editorial and advisory boards of this Journal endorse the Code of Good Scientific Practice published by FAPESP in 2014.

It is recommended that all authors and reviewers read the document, available at the following link.

Link: <http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP-Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf>.

 

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CORE - Promoting integrity in research and its publication. Link: <https://publicationethics.org/core-practices>.

 

Code of Conduct:  <https://publicationethics.org/resources/code-conduct>.

 

Our core practices:

<https://publicationethics.org/files/editable-bean/COPE_Core_Practices_0.pdf>.

Core practices are the policies and practices journals and publishers need to reach the highest standards
in publication ethics. We include cases with advice, guidance for day-to-day practice, education modules
and events on topical issues, to support journals and publishers fulfil their policies. (COPE, 2018, web)

 

Diretrizes White Paper CSE 2012 / White Paper on Publication Ethics

 

Português (tradução ABEC)

<https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/whitepaper_CSE.pdf>

English

<https://www.councilscienceeditors.org/resource-library/editorial-policies/white-paper-on-publication-ethics/>

Periodicidade

Revista Sem Aspas possui periodicidade contínua e aceita artigos, dossiês, ensaios e resenhas inéditos no campo interdisciplinar das Ciências Sociais que não estejam sendo apresentados simultaneamente em outro periódico. Ao enviar o seu trabalho  para a Revista Sem Aspas, o(s) autor(es) cede(m) automaticamente seus direitos autorais para eventual publicação do artigo.

A Revista Sem Aspas opera com chamadas temáticas divulgadas pelo Conselho Editorial em sua versão online, (http://seer.fclar.unesp.br/semaspas/index). São realizadas de duas até três chamadas por ano simultaneamente com prazos de expiração diferenciados. Os artigos são aceitos em português,  inglês ou em espanhol.