Religiosidade no século XXI: misticismo, ateísmo ou indiferença
DOI:
https://doi.org/10.29373/sas.v10i00.15330Palavras-chave:
Religiosidade, Ateísmo, Igreja católica, Supermercado de religiões, Novos movimentos religiososResumo
No presente artigo propomo-nos abordar a problemática das perceções de religiosidade na comunidade leiga e a indiferença religiosa, bem como questionar qual o papel da Igreja na renovação ou manutenção da fé visando compreender qual a profundidade do relativismo religioso na comunidade. Partindo de estudos prévios e fundamentados com bibliografia da especialidade, seguiremos para um estudo de campo realizado através de inquérito, visando confirmar as tendências descritas na literatura publicada. Conclui-se que a existência de um indiferentismo religioso na comunidade não se confirma no estudo de campo, mas sim de um catolicismo acomodado e apenas de fachada, que adopta aquilo que lhe convém e rejeita aquilo que é dificil, desagradável ou trabalhoso, nomeadamente o cumprimento de certos preceitos religiosos.
Downloads
Referências
EUROPEAN SOCIAL SURVEY. «ESS data». Disponível em: http://nesstar.ess.nsd.uib.no/webview/index.jsp?v=2&submode= abstract&study=http%3A%2F%2F129.177.90.83%3A80%2Fobj%2FfStudy%2FESS9e03.0&mode=documentation&top=yes. Acesso em: 10 dez. 2020.
FERNANDES, A. T. Formas de vida religiosa nas sociedades contemporâneas. Oeiras, PI: Celta Editora, 2001.
MARTÍN VELASCO, J. El malestar religioso de nuestra cultura. Madrid, Espanha: San Pablo, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Sem Aspas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Sem Aspas. Os artigos publicados e as referências citadas na revista Sem Aspas são de inteira responsabilidade de seus autores.