Autarquias locais e boa governança em Moçambique
Percepções dos munícipes na cidade da beira no período de 2003 a 2016
DOI:
https://doi.org/10.29373/sas.v12i00.15481Palavras-chave:
Autarquias, Autarquias locais, GovernançaResumo
Ao longo dos anos, são diversas as questões que se levantam quanto à real importância das autarquias relativamente ao desenvolvimento local, e à forma como o desempenham. As autarquias locais são pessoas coletivas públicas territoriais dotadas de órgãos representativos que visam a satisfação dos interesses próprios das populações respetivas. A investigação incide, em particular, no Município da Beira. Especialmente no que concerne à capacidade de tomada de decisões articuladas com as condições locais, visa-se a ilustração das funções e competências que assume e desenvolve, bem como o papel de prestadora de serviços, no que diz respeito às acessibilidades, razão pela que o presente estudo tem como objetivo principal analisar a Importância das Autarquias locais para a promoção de uma boa Governança, Em conclusão, o papel da Autarquia consiste em aprimorar as infraestruturas urbanas fundamentais, abrangendo estradas, sistemas de drenagem e esgoto, bem como (b) aprimorar a qualidade e abrangência dos serviços urbanos essenciais, tais como a coleta de resíduos, saneamento e fornecimento de água.
Downloads
Referências
CARVALHO, J. S. F. Manual de direito administrativo. São Paulo: Editora Atlas, 2014.
CISTAC, G. O Direito Administrativo em Mocambique. Maputo: HOTEL CARDOSO, 2009.
FERNANDES, A. T. Para uma Democracia Pluralista e Participativa. Lisboa: Editora Mundos Sociais, 2014.
SHAH, A. Local Governance in developing countries. Washington, DC: World Bank Publications, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Sem Aspas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da Sem Aspas. Os artigos publicados e as referências citadas na revista Sem Aspas são de inteira responsabilidade de seus autores.