A associação das paneleiras de Goiabeiras como experiência para o desenvolvimento local: uma reflexão a partir de uma pesquisa bibliográfica

Autori

  • Renata Gomes de Jesus Doutoranda em Administração. UFBA – Universidade Federal da Bahia - Pós-graduação em Administração. Salvador – BA – Brasil.
  • Paula Mara Costa de Araujo IFES - Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória – ES – Brasil.

Parole chiave:

Desenvolvimento local, Sustentabilidade, Panela de barro, Políticas públicas,

Abstract

As Paneleiras de Goiabeiras Velha são responsáveis pela perpetuação da tradição indígena da arte de fazer panela de barro, panela na qual a moqueca capixaba, tradicional prato capixaba, é preparada e servida. Este artigo tem como objetivo analisar, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, a experiência para desenvolvimento local realizada no município de Vitória-ES, desenvolvida por estas artesãs. Procurou-se, além de expor a experiência em si, apresentar o campo no qual esta se insere, descrevendo seus acúmulos práticos e especificidades, articulações, redes e marcos legais. Analisando o caso exposto com base em uma visão de desenvolvimento local sustentável verificou-se que a experiência apresenta aspectos condizentes com as novas metodologias de implantação de práticas para o desenvolvimento local propostas, contemplando elementos apontados como novos paradigmas de produção e consumo.

Pubblicato

02/07/2015

Fascicolo

Sezione

Artigos