Os jovens e o mercado de trabalho: evolução e desafios da política de emprego no Brasil

Autori

  • Alexandre Queiroz Guimarães FJP - Fundação João Pinheiro. Mestrado em Administração Pública. Belo Horizonte – MG – Brasil.
  • Mariana Eugenio Almeida SETE/MG - Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego de Minas Gerais. Analista de políticas públicas. Belo Horizonte – MG – Brasil.

Parole chiave:

Política de emprego, Jovens, Consórcios Sociais da Juventude, Mercado de trabalho,

Abstract

A inserção dos jovens no mercado de trabalho é um dos grandes desafios da política de emprego nos dias atuais. Trata-se de um público mais vulnerável, que enfrenta maiores dificuldades de inserção no mercado de trabalho e tende a encontrar ocupações mais precárias, situação agravada, em países como o Brasil, pela baixa escolaridade e pela fragilidade da formação educacional de grande parte da população. Esse artigo pretende sistematizar aspectos dessa temática, apresentando uma introdução ao tratamento das políticas de emprego para a juventude. O objetivo central, ao apresentar especificidades da inserção dos jovens no mercado de trabalho, trazer lições de experiências internacionais, situar a evolução da política de emprego no Brasil e analisar em detalhes a política dos Consórcios Sociais da Juventude, é contribuir para uma reflexão sistemática sobre aspectos a balizar a política de emprego para os jovens no país.

Fascicolo

Sezione

Artigos