A INTERAÇÃO NO GERENCIADOR DE CONTEÚDO WORDPRESS SOB UMA PERSPECTIVA DA ENGENHARIA SEMIÓTICA
INTERACTION IN THE WORDPRESS CONTENT MANAGER UNDER A SEMIOTICAL ENGINEERING PERSPECTIVE
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v15i1.10904Palavras-chave:
Engenharia Semiótica. Método de Inspeção Semiótica. Metacomunicação. Sistema de Gerenciamento de Conteúdo WordpressResumo
O artigo apresenta os resultados obtidos a partir da aplicação do Método de Inspeção Semiótica (MIS) na interface do Gerenciador de Conteúdo WordPress. A fundamentação teórica fez uso dos conceitos de “semiose” e das “três fases da experiência” propostas pela Semiótica peirceana. A tese da metacomunicação apresentada pela Engenharia Semiótica é utilizada como referencial no processo investigativo da interface do software para elucidação dos signos do ambiente de interação e das semioses ocorridas. O estudo revela fenômenos de comunicação baseados na autoexpressão de usuários que criam seus próprios ambientes interativos a partir de ferramentas pré-prontas como o WordPress. A construção de personas e de cenários foi utilizada como suporte para a identificação de perfis utilizadores do sistema. A aplicação do MIS permitiu evidenciar diversos pontos de ruptura na interface do software. Aspectos como: experiência anterior em computação, conhecimento prévio de dicionário de signos, disposição para percorrer ciclos de aprendizado de uso e conhecimento de língua inglesa foram identificados como fatores relevantes na interação entre usuários e designers. Como resultado, apresenta-se uma proposta de sistematização metodológica do MIS e um artefato na forma de software.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.