A INTERAÇÃO NO GERENCIADOR DE CONTEÚDO WORDPRESS SOB UMA PERSPECTIVA DA ENGENHARIA SEMIÓTICA
INTERACTION IN THE WORDPRESS CONTENT MANAGER UNDER A SEMIOTICAL ENGINEERING PERSPECTIVE
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v15i1.10904Palabras clave:
Engenharia Semiótica. Método de Inspeção Semiótica. Metacomunicação. Sistema de Gerenciamento de Conteúdo WordpressResumen
O artigo apresenta os resultados obtidos a partir da aplicação do Método de Inspeção Semiótica (MIS) na interface do Gerenciador de Conteúdo WordPress. A fundamentação teórica fez uso dos conceitos de “semiose” e das “três fases da experiência” propostas pela Semiótica peirceana. A tese da metacomunicação apresentada pela Engenharia Semiótica é utilizada como referencial no processo investigativo da interface do software para elucidação dos signos do ambiente de interação e das semioses ocorridas. O estudo revela fenômenos de comunicação baseados na autoexpressão de usuários que criam seus próprios ambientes interativos a partir de ferramentas pré-prontas como o WordPress. A construção de personas e de cenários foi utilizada como suporte para a identificação de perfis utilizadores do sistema. A aplicação do MIS permitiu evidenciar diversos pontos de ruptura na interface do software. Aspectos como: experiência anterior em computação, conhecimento prévio de dicionário de signos, disposição para percorrer ciclos de aprendizado de uso e conhecimento de língua inglesa foram identificados como fatores relevantes na interação entre usuários e designers. Como resultado, apresenta-se uma proposta de sistematização metodológica do MIS e um artefato na forma de software.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores de los trabajos aprobados concuerdan en ceder a CASA los derechos no exclusivos de publicación, permaneciendo libres para colocar a disposición sus textos en otros medios desde que sea mencionada la publicación de la primera versión en la revista. Autorizan, además, a la revista a ceder su contenido para reproducción en indexadores, repositorios y similares. Es vedada la traducción para otro idioma sin la autorización escrita del Editor, oída la Comisión Editorial. La responsabilidad del contenido de los artículos es exclusiva de los autores.