A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E SUAS INQUIETAÇÕES PELO OLHAR DO SINCRETISMO
THE CINEMATOGRAPHIC LANGUAGE AND ITS CONCERNS THROUGH THE LOOK OF SYNCRETISM
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v16i2.18440Palavras-chave:
Semiótica. Cinema. Fotografia. Plano de expressão. Sincretismo.Resumo
Tendo em vista o valor do plano de expressão para a construção do sentido, este artigo almeja trazer reflexões sobre esse tema, no contexto do cinema. Para isso, abordamos conceitos essenciais, como os de sentido, matéria, forma e substância, para começarmos a entender as peculiaridades da linguagem cinematográfica, que sincretiza, em seu plano de expressão, elementos heterogêneos. Longe de apresentar conclusões, nosso trabalho pretende acalorar a discussão em torno dessa linguagem rica e ainda merecedora de muita profundidade analítica. A fim de estimularmos o debate, colocamos em relevo questões levantadas pela semiótica de origem francesa e pela semiologia de Christian Metz, além de cotejarmos os escritos de semioticistas consagrados, dando continuidade aos caminhos já abertos por eles no tocante ao sincretismo, mas sem deixar de trazer uma perspectiva própria sobre o que está aqui conjecturado.
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