A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E SUAS INQUIETAÇÕES PELO OLHAR DO SINCRETISMO
THE CINEMATOGRAPHIC LANGUAGE AND ITS CONCERNS THROUGH THE LOOK OF SYNCRETISM
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v16i2.18440Palabras clave:
Semiótica. Cinema. Fotografia. Plano de expressão. Sincretismo.Resumen
Tendo em vista o valor do plano de expressão para a construção do sentido, este artigo almeja trazer reflexões sobre esse tema, no contexto do cinema. Para isso, abordamos conceitos essenciais, como os de sentido, matéria, forma e substância, para começarmos a entender as peculiaridades da linguagem cinematográfica, que sincretiza, em seu plano de expressão, elementos heterogêneos. Longe de apresentar conclusões, nosso trabalho pretende acalorar a discussão em torno dessa linguagem rica e ainda merecedora de muita profundidade analítica. A fim de estimularmos o debate, colocamos em relevo questões levantadas pela semiótica de origem francesa e pela semiologia de Christian Metz, além de cotejarmos os escritos de semioticistas consagrados, dando continuidade aos caminhos já abertos por eles no tocante ao sincretismo, mas sem deixar de trazer uma perspectiva própria sobre o que está aqui conjecturado.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores de los trabajos aprobados concuerdan en ceder a CASA los derechos no exclusivos de publicación, permaneciendo libres para colocar a disposición sus textos en otros medios desde que sea mencionada la publicación de la primera versión en la revista. Autorizan, además, a la revista a ceder su contenido para reproducción en indexadores, repositorios y similares. Es vedada la traducción para otro idioma sin la autorización escrita del Editor, oída la Comisión Editorial. La responsabilidad del contenido de los artículos es exclusiva de los autores.