A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E SUAS INQUIETAÇÕES PELO OLHAR DO SINCRETISMO
THE CINEMATOGRAPHIC LANGUAGE AND ITS CONCERNS THROUGH THE LOOK OF SYNCRETISM
DOI :
https://doi.org/10.21709/casa.v16i2.18440Mots-clés :
Semiótica. Cinema. Fotografia. Plano de expressão. Sincretismo.Résumé
Tendo em vista o valor do plano de expressão para a construção do sentido, este artigo almeja trazer reflexões sobre esse tema, no contexto do cinema. Para isso, abordamos conceitos essenciais, como os de sentido, matéria, forma e substância, para começarmos a entender as peculiaridades da linguagem cinematográfica, que sincretiza, em seu plano de expressão, elementos heterogêneos. Longe de apresentar conclusões, nosso trabalho pretende acalorar a discussão em torno dessa linguagem rica e ainda merecedora de muita profundidade analítica. A fim de estimularmos o debate, colocamos em relevo questões levantadas pela semiótica de origem francesa e pela semiologia de Christian Metz, além de cotejarmos os escritos de semioticistas consagrados, dando continuidade aos caminhos já abertos por eles no tocante ao sincretismo, mas sem deixar de trazer uma perspectiva própria sobre o que está aqui conjecturado.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Les auteurs des travaux approuvés acceptent de céder aux CASA les droits non exclusifs de publication et restent libres de diffuser ses textes par d’autres moyens pour autant qu’ils mentionnent la publication de la première version dans la revue. Ils autorisent également la revue à céder son contenu à la reproduction dans des catalogues, des dépôts et similaires. La traduction dans une autre langue sans l’autorisation écrite de l’Éditeur, en accord avec la Commission Éditoriale, est interdite.