A EFETIVIDADE DE EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM DESENVOLVIDAS EM PLATAFORMAS DIGITAIS MULTICÓDIGOS
THE EFFECTIVENESS OF LEARNING EXPERIENCES DEVELOPED ON MULTI-CODE DIGITAL PLATFORMS
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v18i1.19883Palavras-chave:
Pragmaticismo. Aprendizagem. Learning Experience Platform.Resumo
Neste artigo apresentamos os resultados obtidos em pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora no ano de 2022. Alicerçados metodologicamente no Pragmaticismo de Peirce, buscamos investigar a validade da hipótese que prevê que experiências de aprendizagem, quando desenvolvidas em ambientes digitais marcadamente multicódigos, são propensas a estimular a mudança de hábito e são, portanto, efetivas. A partir dessa hipótese inicial, formulamos três sub-hipóteses ancoradas nas ciências normativas peirceanas – Estética, Ética e Lógica – e realizamos testes empíricos utilizando métodos qualitativos graduais em dois estudos de caso com usuários da Learning Experience Platform (LXP) Skore. Concluímos que os atores envolvidos nas experiências de aprendizagem analisadas são propensos a desenvolver: 1) a autoconsciência de seus hábitos inferenciais; 2) novas competências de interpretação e significação; 3) uma potencial mudança de hábito. No entanto, a partir dos resultados obtidos, não pudemos afirmar que os processos de aprendizagem realizados nos cenários investigados são, de fato, efetivos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores dos trabalhos aprovados concordam em ceder aos CASA os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores, repositórios e similares. É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor, ouvida a Comissão Editorial. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.