DISCURSIVE REPRESENTATIONS OF HOMOSEXUALITY AND HOMOPHOBIA IN BRAZIL: ANALYSIS OF THE VIDEO “MEDO DE QUÊ?”

Authors

  • Manuella Felicíssimo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
  • Glaucia Muniz Lara Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v13i2.7811

Keywords:

Discourse, School, Representation, Homosexuality, Homophobia

Abstract

In the light of French Discourse Analysis in its dialogue with social sciences, we analyze the video Medo de quê? (Fear of what?) that is integrated with other videos, for instance, the so-called “Anti-homophobia kit”, a pedagogical instrument designed to educational counselors in high schools, which was created in 2004 by the organization ECOS - Communication in Sexuality, in partnership with the Ministry of Education in Brazil. The Kit, which intended to promote respect for sexual diversity within the school and to eradicate all forms of violence, lived by homosexual students during their school years, was vetoed by the President Dilma Rousseff in 2011. Therefore, it is our goal to detect and discuss some (socio)discursive representations of homophobia – and of the related notion of homosexuality – put together in the mentioned video, so as to verify how such notions circulate in the Brazilian imaginary.

Author Biographies

Manuella Felicíssimo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (2005), mestrado em Estudos do texto e do discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Já trabalhou na rede estadual de ensino de Minas Gerais, foi professora substituta no curso de letras da Universidade Federal de Ouro Preto e atualmente é professora (em caráter temporário) no CEFET/MG.

Glaucia Muniz Lara, Universidade Federal de Minas Gerais.

Possui graduação em Letras - Português/Inglês pela UFMG (1978), mestrado em Letras - Língua Portuguesa também pela UFMG (1993) e doutorado em Semiótica e Linguistica Geral pela USP (1999), com estágio de um ano na Université Paris X - Nanterre. Realizou dois estágios pós-doutorais na grande área de Análise do Discurso: o primeiro, em Semiótica (abril a setembro de 2002), junto ao Groupe de Recherches Sémiotiques/ EHESS (Paris), com a supervisão de Jacques Fontanille; o segundo, em AD francesa (agosto de 2012 a julho de 2013), com a supervisão de Sírio Possenti / UNICAMP, nos primeiros seis meses, e de Dominique Maingueneau / Université Paris IV - Sorbonne, nos seis últimos. Foi professora da UFMS - Campus de Campo Grande entre 1988 e 2004. É fundadora e sócia emérita do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO). Participou da diretoria da ABRALIN no biênio 2005-2007 e exerceu a função de subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguisticos da Faculdade de Letras da UFMG, no período de junho de 2009 a junho de 2011, além de ter coordenado a equipe de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Vestibular da UFMG em 2011 e 2012. Atualmente é professora (nível Associado II) da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando tanto na graduação quanto na pós-graduação na área de Língua Portuguesa (Estudos Textuais e Discursivos), com ênfase nos seguintes temas: discurso de manuais didáticos, gêneros do discurso, ensino de leitura e produção de textos, discursos das minorias, entre outros. Entre suas publicações destacam-se os livros "O que dizem da língua os que ensinam a língua: uma análise semiótica do discurso do professor de português" (Ed. UFMS, 2004); "Ensaios de semiótica: aprendendo com o texto", em co-autoria com Ana Cristina Fricke Matte (Nova Fronteira, 2009); os volumes 1, 2 e 4 da coletânea "Análises do discurso hoje", organizados juntamente com Ida Lucia Machado (1 e 2) e Wander Emediato (1, 2 e 4) (Nova Fronteira, 2008; 2011); "Discurso e (des)igualdade social", coletânea organizada juntamente com Rita Pacheco Limberti (Contexto, 2015).

Published

10/05/2016

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