REPRÉSENTATIONS DISCURSIVES DE L’HOMOSEXUALITÉ ET DE L’HOMOPHOBIE AU BRÉSIL : ANALYSE DE LA VIDEO «MEDO DE QUE ?»

Auteurs

  • Manuella Felicíssimo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.
  • Glaucia Muniz Lara Universidade Federal de Minas Gerais.

DOI :

https://doi.org/10.21709/casa.v13i2.7811

Mots-clés :

Discours, École, Représentation, Homosexualité, Homophobie

Résumé

À la lumière de l’Analyse du Discours française dans son dialogue avec les sciences sociales, nous analysons la vidéo Medo de quê ? (Peur de quoi ?), qui s’intègre, avec d’autres vidéos, au « Kit antihomophobie », qui compose une série d’outils pédagogiques destinés aux conseillers d’éducation de l’enseignement secondaire, créé en 2004 par l’organisation ECOS – Communication sur la Sexualité –, avec l’appui du Ministère de l’Éducation du Brésil. Le Kit, qui avait l’objectif de promouvoir le respect de la diversité sexuelle dans le cadre scolaire et d’éradiquer toute forme de violence vécue par les élèves homosexuels au cours de leur vie scolaire, a été interdit par la présidente Dilma Rousseff en 2011. Nous cherchons ainsi à détecter certaines des représentations (socio)discursives de l’homosexualité – et de l’homophobie – présentes dans la vidéo analysée, a fin de vérifier comment ces notions circulent dans l’imaginaire brésilien.

Bibliographies de l'auteur

Manuella Felicíssimo, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (2005), mestrado em Estudos do texto e do discurso pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009) e doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Já trabalhou na rede estadual de ensino de Minas Gerais, foi professora substituta no curso de letras da Universidade Federal de Ouro Preto e atualmente é professora (em caráter temporário) no CEFET/MG.

Glaucia Muniz Lara, Universidade Federal de Minas Gerais.

Possui graduação em Letras - Português/Inglês pela UFMG (1978), mestrado em Letras - Língua Portuguesa também pela UFMG (1993) e doutorado em Semiótica e Linguistica Geral pela USP (1999), com estágio de um ano na Université Paris X - Nanterre. Realizou dois estágios pós-doutorais na grande área de Análise do Discurso: o primeiro, em Semiótica (abril a setembro de 2002), junto ao Groupe de Recherches Sémiotiques/ EHESS (Paris), com a supervisão de Jacques Fontanille; o segundo, em AD francesa (agosto de 2012 a julho de 2013), com a supervisão de Sírio Possenti / UNICAMP, nos primeiros seis meses, e de Dominique Maingueneau / Université Paris IV - Sorbonne, nos seis últimos. Foi professora da UFMS - Campus de Campo Grande entre 1988 e 2004. É fundadora e sócia emérita do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste (GELCO). Participou da diretoria da ABRALIN no biênio 2005-2007 e exerceu a função de subcoordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguisticos da Faculdade de Letras da UFMG, no período de junho de 2009 a junho de 2011, além de ter coordenado a equipe de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira do Vestibular da UFMG em 2011 e 2012. Atualmente é professora (nível Associado II) da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando tanto na graduação quanto na pós-graduação na área de Língua Portuguesa (Estudos Textuais e Discursivos), com ênfase nos seguintes temas: discurso de manuais didáticos, gêneros do discurso, ensino de leitura e produção de textos, discursos das minorias, entre outros. Entre suas publicações destacam-se os livros "O que dizem da língua os que ensinam a língua: uma análise semiótica do discurso do professor de português" (Ed. UFMS, 2004); "Ensaios de semiótica: aprendendo com o texto", em co-autoria com Ana Cristina Fricke Matte (Nova Fronteira, 2009); os volumes 1, 2 e 4 da coletânea "Análises do discurso hoje", organizados juntamente com Ida Lucia Machado (1 e 2) e Wander Emediato (1, 2 e 4) (Nova Fronteira, 2008; 2011); "Discurso e (des)igualdade social", coletânea organizada juntamente com Rita Pacheco Limberti (Contexto, 2015).

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Publiée

10/05/2016

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