ANIQUILAÇÃO SIMBÓLICA: A AUSÊNCIA DO IMPENSADO
SYMBOLIC ANNIHILATION: THE ABSENCE OF THE UNTHOUGHT
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v15i1.11334Palabras clave:
Discurso. Anúncio. Paternidade. Cuidado. Esquecimento.Resumen
Objetivo, com este artigo, alcançar duas metas simultâneas: uma se refere ao trabalho de demonstração do que designo com o sintagma aniquilação simbólica; postulo que o conceito recobre “conteúdos” que, embora pudessem fazer parte do discurso, são rechaçados para fora das margens de uma formação discursiva. A outra é relativa à análise de anúncios publicitários de produtos para o cuidado de bebês, de cuja cenografia o pai é eliminado, tornando-se silêncio, ausência e impensado. Por meio da confluência das duas problemáticas, busco construir algumas reflexões sobre consequências que podem derivar da separação sectária e tendenciosa que a ideologia define, destinando à mulher o lugar unilateral de cuidado do bebê e ao homem lugar algum: esquecimento.
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