ANIQUILAÇÃO SIMBÓLICA: A AUSÊNCIA DO IMPENSADO
SYMBOLIC ANNIHILATION: THE ABSENCE OF THE UNTHOUGHT
DOI :
https://doi.org/10.21709/casa.v15i1.11334Mots-clés :
Discurso. Anúncio. Paternidade. Cuidado. Esquecimento.Résumé
Objetivo, com este artigo, alcançar duas metas simultâneas: uma se refere ao trabalho de demonstração do que designo com o sintagma aniquilação simbólica; postulo que o conceito recobre “conteúdos” que, embora pudessem fazer parte do discurso, são rechaçados para fora das margens de uma formação discursiva. A outra é relativa à análise de anúncios publicitários de produtos para o cuidado de bebês, de cuja cenografia o pai é eliminado, tornando-se silêncio, ausência e impensado. Por meio da confluência das duas problemáticas, busco construir algumas reflexões sobre consequências que podem derivar da separação sectária e tendenciosa que a ideologia define, destinando à mulher o lugar unilateral de cuidado do bebê e ao homem lugar algum: esquecimento.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Les auteurs des travaux approuvés acceptent de céder aux CASA les droits non exclusifs de publication et restent libres de diffuser ses textes par d’autres moyens pour autant qu’ils mentionnent la publication de la première version dans la revue. Ils autorisent également la revue à céder son contenu à la reproduction dans des catalogues, des dépôts et similaires. La traduction dans une autre langue sans l’autorisation écrite de l’Éditeur, en accord avec la Commission Éditoriale, est interdite.