O ACONTECIMENTO EM MEIO AO EXERCÍCIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v9i1.4425Palabras clave:
acontecimento, discurso pedagógico, semiótica tensiva.Resumen
Diante de alguns enunciados inseridos em práticas pedagógicas, é inevitável acionar concepções desse exercício ligadas à rotina e à programação. Em meio à regularidade ou tradição nessas práticas, elevam-se, entretanto, cenas de maior intensidade, vistas como acontecimento, que desencadeiam outras em que imperam as necessárias estratégias de ajustamentos. O que nos conduz ainda à abordagem que aqui apresentamos é a convergência que observamos entre a teorização dessas noções de programação e desvio no campo pedagógico e o direcionamento mais recente da semiótica para uma teorização do aspecto contínuo e sensível dos eventos. Para a análise feita, selecionamos enunciados de um curso realizado em ambiente digital, pelo qual demonstramos essa convergência teórica e, ao mesmo tempo, servimo-nos deles para encontrar ocorrências que validam esse ponto de vista.Descargas
Publicado
27/07/2011
Número
Sección
Artigos
Licencia
Los autores de los trabajos aprobados concuerdan en ceder a CASA los derechos no exclusivos de publicación, permaneciendo libres para colocar a disposición sus textos en otros medios desde que sea mencionada la publicación de la primera versión en la revista. Autorizan, además, a la revista a ceder su contenido para reproducción en indexadores, repositorios y similares. Es vedada la traducción para otro idioma sin la autorización escrita del Editor, oída la Comisión Editorial. La responsabilidad del contenido de los artículos es exclusiva de los autores.