O ACONTECIMENTO EM MEIO AO EXERCÍCIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI :
https://doi.org/10.21709/casa.v9i1.4425Mots-clés :
acontecimento, discurso pedagógico, semiótica tensiva.Résumé
Diante de alguns enunciados inseridos em práticas pedagógicas, é inevitável acionar concepções desse exercício ligadas à rotina e à programação. Em meio à regularidade ou tradição nessas práticas, elevam-se, entretanto, cenas de maior intensidade, vistas como acontecimento, que desencadeiam outras em que imperam as necessárias estratégias de ajustamentos. O que nos conduz ainda à abordagem que aqui apresentamos é a convergência que observamos entre a teorização dessas noções de programação e desvio no campo pedagógico e o direcionamento mais recente da semiótica para uma teorização do aspecto contínuo e sensível dos eventos. Para a análise feita, selecionamos enunciados de um curso realizado em ambiente digital, pelo qual demonstramos essa convergência teórica e, ao mesmo tempo, servimo-nos deles para encontrar ocorrências que validam esse ponto de vista.Téléchargements
Publiée
27/07/2011
Numéro
Rubrique
Articles
Licence
Les auteurs des travaux approuvés acceptent de céder aux CASA les droits non exclusifs de publication et restent libres de diffuser ses textes par d’autres moyens pour autant qu’ils mentionnent la publication de la première version dans la revue. Ils autorisent également la revue à céder son contenu à la reproduction dans des catalogues, des dépôts et similaires. La traduction dans une autre langue sans l’autorisation écrite de l’Éditeur, en accord avec la Commission Éditoriale, est interdite.