Produção intersemiótica de sentido e de prazer: uma análise do videoclipe “The zephyr song”
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v5i2.546Palabras clave:
videoclipe, música, visualidade, canção, intersemioticidade, videoclip, music, visuality, song, intersemioticity.Resumen
Neste texto apresento uma breve análise semiótica concentrada na intersecção de linguagens no videoclipe de The zephyr song, da banda de rock norte-americana Red Hot Chili Peppers. Para isso, optei pela descrição e pela análise, em detrimento de uma discussão teórica. O objetivo central é identificar o modo como se estabelecem as relações intersemióticas nesse videoclipe especificamente e não no videoclipe em geral. Observo, portanto, como se articulam as linguagens musical, visual e lingüística no produto audiovisual de massa contemporâneo selecionado, bem como os efeitos de sentido alcançados pelas relações engendradas. Palavras-chave: Videoclipe. Música. Visualidade. Canção. Intersemioticidade.Descargas
Publicado
04/03/2008
Número
Sección
Artigos
Licencia
Los autores de los trabajos aprobados concuerdan en ceder a CASA los derechos no exclusivos de publicación, permaneciendo libres para colocar a disposición sus textos en otros medios desde que sea mencionada la publicación de la primera versión en la revista. Autorizan, además, a la revista a ceder su contenido para reproducción en indexadores, repositorios y similares. Es vedada la traducción para otro idioma sin la autorización escrita del Editor, oída la Comisión Editorial. La responsabilidad del contenido de los artículos es exclusiva de los autores.