Produção intersemiótica de sentido e de prazer: uma análise do videoclipe “The zephyr song”
DOI :
https://doi.org/10.21709/casa.v5i2.546Mots-clés :
videoclipe, música, visualidade, canção, intersemioticidade, videoclip, music, visuality, song, intersemioticity.Résumé
Neste texto apresento uma breve análise semiótica concentrada na intersecção de linguagens no videoclipe de The zephyr song, da banda de rock norte-americana Red Hot Chili Peppers. Para isso, optei pela descrição e pela análise, em detrimento de uma discussão teórica. O objetivo central é identificar o modo como se estabelecem as relações intersemióticas nesse videoclipe especificamente e não no videoclipe em geral. Observo, portanto, como se articulam as linguagens musical, visual e lingüística no produto audiovisual de massa contemporâneo selecionado, bem como os efeitos de sentido alcançados pelas relações engendradas. Palavras-chave: Videoclipe. Música. Visualidade. Canção. Intersemioticidade.Téléchargements
Publiée
04/03/2008
Numéro
Rubrique
Articles
Licence
Les auteurs des travaux approuvés acceptent de céder aux CASA les droits non exclusifs de publication et restent libres de diffuser ses textes par d’autres moyens pour autant qu’ils mentionnent la publication de la première version dans la revue. Ils autorisent également la revue à céder son contenu à la reproduction dans des catalogues, des dépôts et similaires. La traduction dans une autre langue sans l’autorisation écrite de l’Éditeur, en accord avec la Commission Éditoriale, est interdite.