Projeto de texto e iconicidade: uma reflexão sobre a eficácia comunicativa

Autores/as

  • Darcilia Simões UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro. PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21709/casa.v5i1.553

Palabras clave:

iconicidade, argumentação, eficácia comunicativa, iconicity, dissertation, communicative efficacy.

Resumen

Focaliza-se a busca de subsídios para a otimização das aulas de produção textual. Enfoca-se o avanço na produção de suporte teórico sobre: a) texto tomado como objeto visual sensível; b) iconicidade da imagem textual e suas relações com a ativação de espaços mentais; c) seleção/combinação lingüística na produção da iconicidade textual; d) projeto comunicativo, eficácia textual e verossimilhança. Considera-se a hipótese de iconicidade gramatical com base na Semiótica de Peirce. Discute-se a eficiência de um projeto comunicativo, na sua capacidade de exprimir algo compreensível, plausível. O gênero objeto deste estudo é a dissertação. Na produção do texto dissertativo eficiente, este deverá gerar imagens mentais que se articulem com uma cosmovisão circulante na comunidade discursiva onde está inserido o leitor. O encontro de imagens textuais e as interiorizadas/evocadas produz a sua eficiência comunicativa, com ênfase na seleção lexical onde destacamos a contribuição de Antenor Nascentes. Palavras-chave: Iconicidade. Argumentação. Eficácia comunicativa.

Publicado

04/03/2008

Número

Sección

Artigos