Projeto de texto e iconicidade: uma reflexão sobre a eficácia comunicativa
DOI:
https://doi.org/10.21709/casa.v5i1.553Palabras clave:
iconicidade, argumentação, eficácia comunicativa, iconicity, dissertation, communicative efficacy.Resumen
Focaliza-se a busca de subsídios para a otimização das aulas de produção textual. Enfoca-se o avanço na produção de suporte teórico sobre: a) texto tomado como objeto visual sensível; b) iconicidade da imagem textual e suas relações com a ativação de espaços mentais; c) seleção/combinação lingüística na produção da iconicidade textual; d) projeto comunicativo, eficácia textual e verossimilhança. Considera-se a hipótese de iconicidade gramatical com base na Semiótica de Peirce. Discute-se a eficiência de um projeto comunicativo, na sua capacidade de exprimir algo compreensível, plausível. O gênero objeto deste estudo é a dissertação. Na produção do texto dissertativo eficiente, este deverá gerar imagens mentais que se articulem com uma cosmovisão circulante na comunidade discursiva onde está inserido o leitor. O encontro de imagens textuais e as interiorizadas/evocadas produz a sua eficiência comunicativa, com ênfase na seleção lexical onde destacamos a contribuição de Antenor Nascentes. Palavras-chave: Iconicidade. Argumentação. Eficácia comunicativa.Descargas
Publicado
04/03/2008
Número
Sección
Artigos
Licencia
Los autores de los trabajos aprobados concuerdan en ceder a CASA los derechos no exclusivos de publicación, permaneciendo libres para colocar a disposición sus textos en otros medios desde que sea mencionada la publicación de la primera versión en la revista. Autorizan, además, a la revista a ceder su contenido para reproducción en indexadores, repositorios y similares. Es vedada la traducción para otro idioma sin la autorización escrita del Editor, oída la Comisión Editorial. La responsabilidad del contenido de los artículos es exclusiva de los autores.