Projeto de texto e iconicidade: uma reflexão sobre a eficácia comunicativa
DOI :
https://doi.org/10.21709/casa.v5i1.553Mots-clés :
iconicidade, argumentação, eficácia comunicativa, iconicity, dissertation, communicative efficacy.Résumé
Focaliza-se a busca de subsídios para a otimização das aulas de produção textual. Enfoca-se o avanço na produção de suporte teórico sobre: a) texto tomado como objeto visual sensível; b) iconicidade da imagem textual e suas relações com a ativação de espaços mentais; c) seleção/combinação lingüística na produção da iconicidade textual; d) projeto comunicativo, eficácia textual e verossimilhança. Considera-se a hipótese de iconicidade gramatical com base na Semiótica de Peirce. Discute-se a eficiência de um projeto comunicativo, na sua capacidade de exprimir algo compreensível, plausível. O gênero objeto deste estudo é a dissertação. Na produção do texto dissertativo eficiente, este deverá gerar imagens mentais que se articulem com uma cosmovisão circulante na comunidade discursiva onde está inserido o leitor. O encontro de imagens textuais e as interiorizadas/evocadas produz a sua eficiência comunicativa, com ênfase na seleção lexical onde destacamos a contribuição de Antenor Nascentes. Palavras-chave: Iconicidade. Argumentação. Eficácia comunicativa.Téléchargements
Publiée
04/03/2008
Numéro
Rubrique
Articles
Licence
Les auteurs des travaux approuvés acceptent de céder aux CASA les droits non exclusifs de publication et restent libres de diffuser ses textes par d’autres moyens pour autant qu’ils mentionnent la publication de la première version dans la revue. Ils autorisent également la revue à céder son contenu à la reproduction dans des catalogues, des dépôts et similaires. La traduction dans une autre langue sans l’autorisation écrite de l’Éditeur, en accord avec la Commission Éditoriale, est interdite.