<i>FAIT DIVERS</i> NA RESSIGNIFICAÇÃO DA VIDA
DOI :
https://doi.org/10.21709/casa.v10i2.5582Mots-clés :
Fait divers, Estética Midiática, Estesia, Figuratividade, Semiótica Discursiva.Résumé
Este artigo analisa os faits divers no filme argentino Un cuento chino de Sébastien Borensztein (2011). No filme os faits divers produzem uma forte sensibilização do público. Eles são mostrados como fatos que qualificam o cotidiano do homem em uma sociedade mediática em razão de como produzem efeitos de sentido e dos modos como esses são sentidos. Na construção narrativa, não há nada que possa explicar a absurdidade do que ocorre. A falta de referências concretas servem a intensificar o impacto que suscita esse tipo de ocorrência sobre seu destinatário que é aumentado em razão deles não terem uma sessão predefinida. Esta imprevisibilidade provoca um encontro imprevisível. Sua ação surpreendente produz efeitos estésicos na apreensão estética do mundo mediatizado como uma ocorrência em contato direto que é vivida juntos. A análise é apoiada na semiótica de Algirdas-Julien Greimas e utiliza o modelo narrativo proposto por Eric Landowski (2005, 2004). No desenvolvimento, os regimes de interação são explorados como regimes de sentido; além disso, os arranjos figurativos do filme colocados em discurso por dispositivos enunciativos mostram o modo característico do fait divers fazer sentir o sentido. A obra de Borensztein afirma a ação estética e estésica produzida pelos mídias.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs des travaux approuvés acceptent de céder aux CASA les droits non exclusifs de publication et restent libres de diffuser ses textes par d’autres moyens pour autant qu’ils mentionnent la publication de la première version dans la revue. Ils autorisent également la revue à céder son contenu à la reproduction dans des catalogues, des dépôts et similaires. La traduction dans une autre langue sans l’autorisation écrite de l’Éditeur, en accord avec la Commission Éditoriale, est interdite.