FELICIDADE: FOI-SE EMBORA?

Sandra Pottmeier, Caique Fernando Fistarol, Marta Helena Cúrio de Caetano

Resumo


Felicidade foi-se embora? escrita por três grandes pensadores: Frei Betto, Leonardo Boff e Mário Sérgio Cortella é uma obra disposta em 130 páginas publicada em 2016 pela Editora Vozes, a qual é constituída por três partes: “Quanto custa ser feliz?”, tecida por Frei Betto; “Felicidade: não correr atrás de borboletas, mas cuidar do jardim para atraí-las”, produzida por Leonardo Boff; e a terceira e última parte, “Felicidade: uma presença eventual, um desejo permanente...” de autoria de Mario Sérgio Cortella. Os autores tecem tal obra apoiados em uma perspectiva social, cultural, ideológica e política apoiada na dialética e nas relações humanas. Narram sobre suas experiências e suas vivências em diferentes épocas de sua trajetória pessoal, profissional e religiosa em que foram felizes referenciando filósofos, sociólogos, economistas, religiosos, escritores, poetas que dialogam e coadunam com as suas ideias, com os seus pensamentos, com as suas reflexões acerca do tema felicidade.


Palavras-chave


Felicidade. Subjetividade. Alteridade.

Referências


BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições, 1995.

BETTO, Frei; BOFF, Leonardo; CORTELLA, Mario Sérgio. Felicidade foi-se embora? Petrópolis-RJ: Vozes, 2016.

BETTO, Frei; CORTELLA, Mario Sérgio. Sobre a esperança: diálogo. Campinas: Papirus/7 Mares, 2013.

BOFF, Leonardo. Ética da vida: a nova centralidade. Rio de Janeiro: Record, 2009.

CABANAS, Edgar; ILLOUZ, Eva. Happycracia: cómo la ciência y la industria de la felicidad controlan nuestras vidas. Barcelona: Paidós/Editorial Planeta, 2019.

GEGe. Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso. Palavra e contraplavras: Glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2009.

LIPOVETSKY, Gilles. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade do hiperconsumo. Tradução de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.




DOI: https://doi.org/10.30715/doxa.v22i2.13298

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação

URL da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/

 

 

 

 

DOXA: Rev. Bras. Psicol. Educ., Araraquara, São Paulo, Brasil, e-ISSN: 2594-8385

DOI: 10.30715/doxa

Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.