De língua estrangeira para língua franca

notas sobre a BNCC e o ensino de língua inglesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v26i00.20086

Palavras-chave:

Inglês, Língua Franca, Ensino de Línguas, Língua Estrangeira

Resumo

O presente texto apresenta resultados parciais advindos de uma pesquisa qualitativa e documental, que visa analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O recorte e a delimitação desta investigação consideram o conceito de língua franca, que é aquela que várias pessoas utilizam para comunicar-se entre si, independentemente de suas línguas maternas. Busca-se apresentar alterações e mudanças no referido documento, no que diz respeito ao ensino de língua inglesa, que era pensada nos PCN como língua estrangeira e passou a ser pensada como língua franca na BNCC. Considera-se que a perspectiva adotada na BNCC considera a existência de um mundo multissemiótico e globalizado, em que o ensino de língua inglesa não pode ser pautado em uma abordagem eurocêntrica, hegemônica e homogeneizante. Tal visão permite que seja problematizada a visão de que o único inglês “correto” é aquele falado por estadunidenses ou britânicos. 

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Biografia do Autor

Caique Fernando da Silva Fistarol, Universidade Regional de Blumenau

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Bolsista CNPq. Professor na Rede Pública Municipal de Blumenau.

Éderson Luís Silveira, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor e Coordenador do Centro de Línguas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Laranjeiras do Sul.

Sandra Pottmeier, Coordenadoria Regional de Educação de Blumenau

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Orientadora no Núcleo de Acompanhamento Pedagógico e Formação de Professores e Gestores da Coordenadoria Regional de Educação de Blumenau.

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Publicado

15/04/2025

Como Citar

FISTAROL, C. F. da S.; SILVEIRA, Éderson L.; POTTMEIER, S. De língua estrangeira para língua franca: notas sobre a BNCC e o ensino de língua inglesa. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 26, n. 00, p. e025003, 2025. DOI: 10.30715/doxa.v26i00.20086. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/20086. Acesso em: 19 abr. 2025.