De língua estrangeira para língua franca
notas sobre a BNCC e o ensino de língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.30715/doxa.v26i00.20086Palavras-chave:
Inglês, Língua Franca, Ensino de Línguas, Língua EstrangeiraResumo
O presente texto apresenta resultados parciais advindos de uma pesquisa qualitativa e documental, que visa analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O recorte e a delimitação desta investigação consideram o conceito de língua franca, que é aquela que várias pessoas utilizam para comunicar-se entre si, independentemente de suas línguas maternas. Busca-se apresentar alterações e mudanças no referido documento, no que diz respeito ao ensino de língua inglesa, que era pensada nos PCN como língua estrangeira e passou a ser pensada como língua franca na BNCC. Considera-se que a perspectiva adotada na BNCC considera a existência de um mundo multissemiótico e globalizado, em que o ensino de língua inglesa não pode ser pautado em uma abordagem eurocêntrica, hegemônica e homogeneizante. Tal visão permite que seja problematizada a visão de que o único inglês “correto” é aquele falado por estadunidenses ou britânicos.
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