Distanciamento social

As condições psicológicas de estudantes do ensino superior durante a pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v24iesp.2.18639

Palavras-chave:

Distanciamento Social, Condições psicológicas, Ensino remoto emergencial

Resumo

Este trabalho é um recorte da pesquisa intitulada “Distanciamento social: relação entre o contexto psicossocial e ensino remoto emergencial de estudantes do ensino superior”, que tem como objetivo investigar as condições psicossociais dos estudantes de uma universidade particular do interior do estado do Rio de Janeiro. Para tanto, foi utilizado um questionário virtual autoaplicável, através da plataforma Google Forms, composto por quarenta e cinco perguntas divididas em três eixos, dentre os eixos de investigação buscou-se conhecer as condições psicológicas dos alunos, deflagradas tanto pela pandemia de COVID-19, como pela experiência com o ensino remoto emergencial. Os resultados das pesquisas apresentaram efeitos psicológicos negativos, como ansiedade e humor deprimido, que serão apresentados no decorrer do artigo para contribuir na ampliação de conhecimento acerca da saúde mental de estudantes do ensino superior e a construção de estratégias de apoio para estes estudantes.

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Biografia do Autor

Amanda Duarte, Centro Universitário de Barra Mansa

Graduada em Psicologia.

Fernanda de Souza Alves, Centro Universitário de Barra Mansa

Graduada em Psicologia.

Milene Santiago Nascimento, Centro Universitário de Barra Mansa

Docente na Graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB). Docente na Graduação em Psicologia. Doutora em Saúde Coletiva (IMS-UFRJ).

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Publicado

31/10/2023

Como Citar

DUARTE, A.; ALVES, F. de S.; NASCIMENTO, M. S. Distanciamento social: As condições psicológicas de estudantes do ensino superior durante a pandemia. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 24, n. esp.2, p. e023020, 2023. DOI: 10.30715/doxa.v24iesp.2.18639. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18639. Acesso em: 13 nov. 2024.