Experiências exitosas de professores durante a pandemia de COVID-19

Uma flor no asfalto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v24iesp.2.18655

Palavras-chave:

Experiências exitosas, Impactos na educação, Professores

Resumo

O presente trabalho objetiva apresentar experiências exitosas de familiares e professores durante a pandemia de COVID-19. Parte-se da hipótese de que a pandemia proporcionou a mudança drástica nos processos de aprendizagem, levando mães e professores a terem de lidar com os desafios de se adequar e criar estratégias para ser possível dar continuidade nos estudos de filhos e alunos. Os relatos das mães e das professoras foram obtidos a partir de um recorte da pesquisa intitulada “Educação e Impactos da Pandemia”, realizada pelo Observatório da Violência, do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), em três municípios da região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. As entrevistas foram executadas por meio de grupos focais on-line, que se dividiram em subgrupos de mães e de professoras, através do Google Meet. Professores, pais e comunidade criaram recursos e condições para garantir a educação aos alunos. Identifica-se a necessidade de mais pesquisa que possam evidenciar as experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Paiva, Centro Universitário de Barra Mansa

Graduada em Psicologia.

Fernanda de Souza Alves, Centro Universitário de Barra Mansa

Graduada em Psicologia.

Milene Santiago Nascimento, Centro Universitário de Barra Mansa

Docente na Graduação em Psicologia. Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), Volta Redonda – RJ – Brasil. Docente na Graduação em Psicologia. Doutora em Saúde Coletiva (IMS-UFRJ).

Referências

BARBOUR, R. Grupos Focais: Coleção Pesquisa Qualitativa. [S. l.]: Bookman, 2009.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resposta educacional à pandemia de COVID-19 no Brasil. Brasília, DF: Inep, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/pesquisas-suplementares/pesquisa-resposta-educacional-a-pandemia-de-covid-19. Acesso em: 30 set. 2023.

BURIL, B. A pandemia e o individualismo que nunca existiu. In: REICH, E; BORGES, M.L.; XAVIER, R. C. Reflexões sobre uma pandemia. Florianópolis: Néfiponline, 2020. p. 30-34.

CORDEIRO, K. M. A. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020. Disponível em: http://dspace.sws.net.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em: 28 set. 2023.

LUNARDI, N. et al. Aulas Remotas Durante a Pandemia: dificuldades e estratégias utilizadas por pais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 2, e106662, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/GnhccHnG4mxDNdSQKDQ7ZBt/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 20 dez. 2022.

Publicado

31/10/2023

Como Citar

PAIVA, C.; ALVES, F. de S.; NASCIMENTO, M. S. Experiências exitosas de professores durante a pandemia de COVID-19: Uma flor no asfalto. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 24, n. esp.2, p. e023025, 2023. DOI: 10.30715/doxa.v24iesp.2.18655. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18655. Acesso em: 27 abr. 2024.