O acesso ao ensino e a violação de direitos

Desdobramentos da inserção do ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30715/doxa.v24iesp.2.18647

Palavras-chave:

Isolamento social, Pandemia por COVID-19, Violação dos direitos humanos, Educação a distância, Educação básica

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar os principais desafios que a educação e, em especial, os educadores, familiares e alunos da rede pública de ensino de três municípios da região Sul Fluminense do estado do Rio de Janeiro enfrentaram com a adoção do ensino remoto emergencial na pandemia. Através de falas disparadas por mães e professoras nos grupos focais online, realizados pela plataforma Google Meet, percebeu-se que o ensino não foi devidamente garantido pelo poder público. Foi observado que não houve a disponibilização de recursos necessários ao ensino, como acesso à internet, suporte técnico para suprir o despreparo dos docentes e familiares para utilizar as plataformas digitais, e dificuldades da comunicação entre pais e alunos, bem como o não acesso amplo ao material e recursos escolares. Assim, com essas reflexões, pode-se indicar que o acesso à educação não foi garantido nesse período, caracterizando-se como violação de direitos de crianças e adolescentes.

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Biografia do Autor

Camila da Silva Costa, Centro Universitário de Barra Mansa

Graduada em Psicologia.

Amanda Almeida Duarte, Centro Universitário de Barra Mansa

Graduada em Psicologia.

Milene Santiago Nascimento, Centro Universitário de Barra Mansa

Docente na Graduação em Psicologia. Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), Volta Redonda – RJ – Brasil. Docente da Graduação em Psicologia. Doutora em Saúde Coletiva (IMS-UFRJ).

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Publicado

31/10/2023

Como Citar

COSTA, C. da S.; DUARTE, A. A.; NASCIMENTO, M. S. O acesso ao ensino e a violação de direitos: Desdobramentos da inserção do ensino remoto emergencial durante a pandemia de COVID-19. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 24, n. esp.2, p. e023023, 2023. DOI: 10.30715/doxa.v24iesp.2.18647. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/18647. Acesso em: 10 dez. 2024.