Disparidades internacionais e mercado interno: uma comparação entre as análises de Celso Furtado e as prescrições dos RDHs/PNUD/ONU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.10777

Palavras-chave:

Desenvolvimento social e humano, Devir, Abordagens prospectivas,

Resumo

As análises de Celso Furtado demonstraram quais eram as travas que impedem, em cada contexto sócio-histórico, o desenvolvimento social e humano na América Latina em geral, e no Brasil, em particular. Essa investigação adota, então, uma perspectiva metodológica qualitativa realizada por meio de uma análise bibliográfica e documental, cujo objetivo é desvendar os sentidos e significados políticos das abordagens prospectivas de Celso Furtado e dos elaboradores dos Relatórios do Desenvolvimento Humano (RDHs) analisadas neste artigo. Cabe destacar que a diferença central entre essas duas formas de tratar o desenvolvimento está no modo como cada uma delas lida com o processo sócio-histórico no concernente aos bloqueios que se interpõem na construção de um devir valorizador das melhorias humanas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Akira Shishito, USP – Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. São Paulo – SP – Brasil.

Mestre em Ciências Sociais pela UEL

Doutorando em Sociologia pela USP

Professor de Sociologia na UEL.

Maria José de Rezende, UEL – Universidade Estadual de Londrina. Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Londrina – PR – Brasil.

doutora em sociologia pela USP

Mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP

Professora de Sociologia na UEL 

Downloads

Publicado

13/02/2019

Como Citar

SHISHITO, F. A.; REZENDE, M. J. de. Disparidades internacionais e mercado interno: uma comparação entre as análises de Celso Furtado e as prescrições dos RDHs/PNUD/ONU. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 23, n. 45, 2019. DOI: 10.52780/res.10777. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/10777. Acesso em: 28 mar. 2024.