Disparidades internacionais e mercado interno: uma comparação entre as análises de Celso Furtado e as prescrições dos RDHs/PNUD/ONU
DOI :
https://doi.org/10.52780/res.10777Mots-clés :
Desenvolvimento social e humano, Devir, Abordagens prospectivas,Résumé
As análises de Celso Furtado demonstraram quais eram as travas que impedem, em cada contexto sócio-histórico, o desenvolvimento social e humano na América Latina em geral, e no Brasil, em particular. Essa investigação adota, então, uma perspectiva metodológica qualitativa realizada por meio de uma análise bibliográfica e documental, cujo objetivo é desvendar os sentidos e significados políticos das abordagens prospectivas de Celso Furtado e dos elaboradores dos Relatórios do Desenvolvimento Humano (RDHs) analisadas neste artigo. Cabe destacar que a diferença central entre essas duas formas de tratar o desenvolvimento está no modo como cada uma delas lida com o processo sócio-histórico no concernente aos bloqueios que se interpõem na construção de um devir valorizador das melhorias humanas.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.