Disparidades internacionais e mercado interno: uma comparação entre as análises de Celso Furtado e as prescrições dos RDHs/PNUD/ONU

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.52780/res.10777

Mots-clés :

Desenvolvimento social e humano, Devir, Abordagens prospectivas,

Résumé

As análises de Celso Furtado demonstraram quais eram as travas que impedem, em cada contexto sócio-histórico, o desenvolvimento social e humano na América Latina em geral, e no Brasil, em particular. Essa investigação adota, então, uma perspectiva metodológica qualitativa realizada por meio de uma análise bibliográfica e documental, cujo objetivo é desvendar os sentidos e significados políticos das abordagens prospectivas de Celso Furtado e dos elaboradores dos Relatórios do Desenvolvimento Humano (RDHs) analisadas neste artigo. Cabe destacar que a diferença central entre essas duas formas de tratar o desenvolvimento está no modo como cada uma delas lida com o processo sócio-histórico no concernente aos bloqueios que se interpõem na construção de um devir valorizador das melhorias humanas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Fábio Akira Shishito, USP – Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas. São Paulo – SP – Brasil.

Mestre em Ciências Sociais pela UEL

Doutorando em Sociologia pela USP

Professor de Sociologia na UEL.

Maria José de Rezende, UEL – Universidade Estadual de Londrina. Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Londrina – PR – Brasil.

doutora em sociologia pela USP

Mestre em Ciências Sociais pela PUC/SP

Professora de Sociologia na UEL 

Téléchargements

Publiée

13/02/2019

Comment citer

SHISHITO, F. A.; REZENDE, M. J. de. Disparidades internacionais e mercado interno: uma comparação entre as análises de Celso Furtado e as prescrições dos RDHs/PNUD/ONU. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 23, n. 45, 2019. DOI: 10.52780/res.10777. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/10777. Acesso em: 25 juill. 2024.