A literatura colombiana contemporânea em análise

Autores

  • Dana Milena Chavarro UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Recife - PE – Brasil.
  • Wellington Pinheiro FACOL - Faculdade Escritor Osman Da Costa Lins. Vitória de Santo Antão - PE - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.11033

Palavras-chave:

Esquecimento, Testemunho, Literatura Colombiana,

Resumo

A partir das múltiplas possibilidades de abordar a paisagem da escrita colombiana - que é reflexo de uma realidade marcada por conflitos territoriais, pela presença de atores armados e pela ausência de acesso aos bens jurídico-sociais - neste artigo, nos interessa fazer uma reflexão que permita correlacionar elementos da literatura, da memória, do esquecimento e do trauma dessa realidade social a fim de potencializar uma reflexão autêntica da realidade colombiana. Neste contexto mobilizamos o romance El Olvido que Seremos (2006) de Hector Abad Faciolince. Para tanto, realizamos, em primeiro lugar, uma abordagem historiográfica do contexto social e político colombiano onde se desenvolve a obra. Dois: apresentamos algumas características da literatura contemporânea daquele país, especificamente, do autor. Finalmente, refletimos especificidades da literatura do testemunho encontrada na obra em análise.

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Biografia do Autor

Dana Milena Chavarro, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Recife - PE – Brasil.

Possui graduação em Sociología - Universidad Nacional de Colombia - Bogotá (2000), fez o mestrado em Estudios Sociales - Universidad Pedagogica Nacional (2012). Foi professora de Epistemologia das Ciências, Metodologia da pesquisa, Sociología do Esporte e Sociologia da Educação na Universidad Pedagogica Nacional de Colômbia (UPN). É qualificada institucionalmente como Investigadora Junior pelo CVLAC (COL). Também prestou serviços de consultoria na área de pesquisa da sociologia do esporte (Deficiência e Educação Física) na Instituição CENDA. Nesse momento, suas atividades acadêmicas estão concentradas no doutoramento em Sociologia na Universidade Federal de Pernambuco UFPE, estudando a sociologia dos movimentos sociais e a teoria relacional da Dádiva. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ações Coletivas, Teoria da Dádiva, Movimento Antiutilitarista nas Ciências Sociais (M.A.U.S.S), Teoria do Processo Político.

Wellington Pinheiro, FACOL - Faculdade Escritor Osman Da Costa Lins. Vitória de Santo Antão - PE - Brasil.

Desenvolveu sua trajetória acadêmico-formativa na Universidade Federal de Pernambuco, onde graduou-se em Ciências Sociais (2006), fez o mestrado em Educação (2011) e o doutorado em educação em (2015). Foi professor de Sociologia Geral e do Trabalho no IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia). Atualmente é Professor da FACOL (Faculdade Escritor Osman Da Costa Lins). Nesse momento, suas atividades concentram-se no ensino superior de Formação de Professores na área de Filosofia da Educação e no ensino de Sociologia e Filosofia para nível médio e superior como também na construção de pesquisas preocupadas em compreender a formação do educador como uma experiência estética da sua ação pedagógica. Trabalha com os seguintes temas: Formação Humana, Rubem Alves, Pensamento Pedagógico-Espiritualista de Rubem Alves, Pedagogia do Afeto, Educação Ambiental, Redes Sociais, ensino de sociologia, ensino de filosofia e abordagens antiutilitaristas.

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Publicado

31/07/2018

Como Citar

CHAVARRO, D. M.; PINHEIRO, W. A literatura colombiana contemporânea em análise. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 23, n. 44, 2018. DOI: 10.52780/res.11033. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/11033. Acesso em: 14 nov. 2024.