A literatura colombiana contemporânea em análise

Autores

  • Dana Milena Chavarro UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Recife - PE – Brasil.
  • Wellington Pinheiro FACOL - Faculdade Escritor Osman Da Costa Lins. Vitória de Santo Antão - PE - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.11033

Palavras-chave:

Esquecimento, Testemunho, Literatura Colombiana,

Resumo

A partir das múltiplas possibilidades de abordar a paisagem da escrita colombiana - que é reflexo de uma realidade marcada por conflitos territoriais, pela presença de atores armados e pela ausência de acesso aos bens jurídico-sociais - neste artigo, nos interessa fazer uma reflexão que permita correlacionar elementos da literatura, da memória, do esquecimento e do trauma dessa realidade social a fim de potencializar uma reflexão autêntica da realidade colombiana. Neste contexto mobilizamos o romance El Olvido que Seremos (2006) de Hector Abad Faciolince. Para tanto, realizamos, em primeiro lugar, uma abordagem historiográfica do contexto social e político colombiano onde se desenvolve a obra. Dois: apresentamos algumas características da literatura contemporânea daquele país, especificamente, do autor. Finalmente, refletimos especificidades da literatura do testemunho encontrada na obra em análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dana Milena Chavarro, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Recife - PE – Brasil.

Possui graduação em Sociología - Universidad Nacional de Colombia - Bogotá (2000), fez o mestrado em Estudios Sociales - Universidad Pedagogica Nacional (2012). Foi professora de Epistemologia das Ciências, Metodologia da pesquisa, Sociología do Esporte e Sociologia da Educação na Universidad Pedagogica Nacional de Colômbia (UPN). É qualificada institucionalmente como Investigadora Junior pelo CVLAC (COL). Também prestou serviços de consultoria na área de pesquisa da sociologia do esporte (Deficiência e Educação Física) na Instituição CENDA. Nesse momento, suas atividades acadêmicas estão concentradas no doutoramento em Sociologia na Universidade Federal de Pernambuco UFPE, estudando a sociologia dos movimentos sociais e a teoria relacional da Dádiva. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ações Coletivas, Teoria da Dádiva, Movimento Antiutilitarista nas Ciências Sociais (M.A.U.S.S), Teoria do Processo Político.

Wellington Pinheiro, FACOL - Faculdade Escritor Osman Da Costa Lins. Vitória de Santo Antão - PE - Brasil.

Desenvolveu sua trajetória acadêmico-formativa na Universidade Federal de Pernambuco, onde graduou-se em Ciências Sociais (2006), fez o mestrado em Educação (2011) e o doutorado em educação em (2015). Foi professor de Sociologia Geral e do Trabalho no IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia). Atualmente é Professor da FACOL (Faculdade Escritor Osman Da Costa Lins). Nesse momento, suas atividades concentram-se no ensino superior de Formação de Professores na área de Filosofia da Educação e no ensino de Sociologia e Filosofia para nível médio e superior como também na construção de pesquisas preocupadas em compreender a formação do educador como uma experiência estética da sua ação pedagógica. Trabalha com os seguintes temas: Formação Humana, Rubem Alves, Pensamento Pedagógico-Espiritualista de Rubem Alves, Pedagogia do Afeto, Educação Ambiental, Redes Sociais, ensino de sociologia, ensino de filosofia e abordagens antiutilitaristas.

Downloads

Publicado

31/07/2018

Como Citar

CHAVARRO, D. M.; PINHEIRO, W. A literatura colombiana contemporânea em análise. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 23, n. 44, 2018. DOI: 10.52780/res.11033. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/11033. Acesso em: 28 mar. 2024.