An analysis of contemporary Colombian literature

Authors

  • Dana Milena Chavarro UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Recife - PE – Brasil.
  • Wellington Pinheiro FACOL - Faculdade Escritor Osman Da Costa Lins. Vitória de Santo Antão - PE - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.11033

Keywords:

Disremembering, Testimony, Colombian Literature,

Abstract

Through the many possibilities available to understanding current Colombian literature – which is an echo of a reality marked by territorial disputes, by the presence of warlords and by the absence of judicial access – this article attempts to make a correlation between elements of literature, memory, loss of memory, and the trauma of this social reality, so as to allow a better understanding of Colombian reality. Through this frame of reference we analyze the novel El Olvido que Seremos (2005) by Hector Abad Faciolince. We start with a historical analysis of Colombia’s social and political context. Next we present some of the important features of Colombian literature and, more precisely, of the author of the book. Finaly, we consider the specificities of testimonial literature that are present in the work in question.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Dana Milena Chavarro, UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Recife - PE – Brasil.

Possui graduação em Sociología - Universidad Nacional de Colombia - Bogotá (2000), fez o mestrado em Estudios Sociales - Universidad Pedagogica Nacional (2012). Foi professora de Epistemologia das Ciências, Metodologia da pesquisa, Sociología do Esporte e Sociologia da Educação na Universidad Pedagogica Nacional de Colômbia (UPN). É qualificada institucionalmente como Investigadora Junior pelo CVLAC (COL). Também prestou serviços de consultoria na área de pesquisa da sociologia do esporte (Deficiência e Educação Física) na Instituição CENDA. Nesse momento, suas atividades acadêmicas estão concentradas no doutoramento em Sociologia na Universidade Federal de Pernambuco UFPE, estudando a sociologia dos movimentos sociais e a teoria relacional da Dádiva. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ações Coletivas, Teoria da Dádiva, Movimento Antiutilitarista nas Ciências Sociais (M.A.U.S.S), Teoria do Processo Político.

Wellington Pinheiro, FACOL - Faculdade Escritor Osman Da Costa Lins. Vitória de Santo Antão - PE - Brasil.

Desenvolveu sua trajetória acadêmico-formativa na Universidade Federal de Pernambuco, onde graduou-se em Ciências Sociais (2006), fez o mestrado em Educação (2011) e o doutorado em educação em (2015). Foi professor de Sociologia Geral e do Trabalho no IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia). Atualmente é Professor da FACOL (Faculdade Escritor Osman Da Costa Lins). Nesse momento, suas atividades concentram-se no ensino superior de Formação de Professores na área de Filosofia da Educação e no ensino de Sociologia e Filosofia para nível médio e superior como também na construção de pesquisas preocupadas em compreender a formação do educador como uma experiência estética da sua ação pedagógica. Trabalha com os seguintes temas: Formação Humana, Rubem Alves, Pensamento Pedagógico-Espiritualista de Rubem Alves, Pedagogia do Afeto, Educação Ambiental, Redes Sociais, ensino de sociologia, ensino de filosofia e abordagens antiutilitaristas.

Published

31/07/2018

How to Cite

CHAVARRO, D. M.; PINHEIRO, W. An analysis of contemporary Colombian literature. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 23, n. 44, 2018. DOI: 10.52780/res.11033. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/11033. Acesso em: 22 nov. 2024.