A literatura colombiana contemporânea em análise
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.11033Palabras clave:
Esquecimento, Testemunho, Literatura Colombiana,Resumen
A partir das múltiplas possibilidades de abordar a paisagem da escrita colombiana - que é reflexo de uma realidade marcada por conflitos territoriais, pela presença de atores armados e pela ausência de acesso aos bens jurídico-sociais - neste artigo, nos interessa fazer uma reflexão que permita correlacionar elementos da literatura, da memória, do esquecimento e do trauma dessa realidade social a fim de potencializar uma reflexão autêntica da realidade colombiana. Neste contexto mobilizamos o romance El Olvido que Seremos (2006) de Hector Abad Faciolince. Para tanto, realizamos, em primeiro lugar, uma abordagem historiográfica do contexto social e político colombiano onde se desenvolve a obra. Dois: apresentamos algumas características da literatura contemporânea daquele país, especificamente, do autor. Finalmente, refletimos especificidades da literatura do testemunho encontrada na obra em análise.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
31/07/2018
Cómo citar
CHAVARRO, D. M.; PINHEIRO, W. A literatura colombiana contemporânea em análise. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 23, n. 44, 2018. DOI: 10.52780/res.11033. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/11033. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Dossiê
Licencia
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.