Ciência, autoria e verdade nos ditos do movimento escola sem partido: O mecanismo da denúncia
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.11039Palavras-chave:
Escola Sem Partido, Denúncia, Verdade, Poder, Ciência,Resumo
O movimento Escola Sem Partido vem, desde o início dos anos 2000, se notabilizando no Brasil por lançar sucessivas investidas de poder sobre a categoria docente. Para tal empreendimento, foi necessário, entre outras ações, fabricar um conjunto de saberes que lhe conferisse certa legitimidade no campo da Educação. Analisamos, neste artigo, a partir do referencial teórico proveniente dos Estudos Culturais e sob inspiração do pensamento de Michel Foucault, aquilo que denominamos como mecanismo da denúncia: estratégia estabelecida a fim de representar o movimento como verdadeiro e necessário ao nosso tempo. O material empírico selecionado para esta pesquisa esteve composto por 127 artigos retirados do sítio escolasempartido.org. A investigação permitiu verificar o modo como o Escola Sem Partido opera na construção do discurso que aponta para uma suposta hegemonia da doutrinação ideológica nas escolas, envolvendo-se numa disputa pela verdade em um processo no qual rivalizava, inclusive, com a própria literatura acadêmica educacional.
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