Ciência, autoria e verdade nos ditos do movimento escola sem partido: O mecanismo da denúncia

Autores

  • Elvis Patrik Katz FURG - Universidade Federal do Rio Grande. PPGEDU - Programa de Pós-Graduação em Educação. Rio Grande – RS – Brasil. 96203-900 https://orcid.org/0000-0001-6050-214X
  • Andresa Silva da Costa Mutz UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Departamento Interdisciplinar Campus Litoral Norte – Emboabas – RS – Brasil. 95590-000 https://orcid.org/0000-0002-6869-370X

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.11039

Palavras-chave:

Escola Sem Partido, Denúncia, Verdade, Poder, Ciência,

Resumo

O movimento Escola Sem Partido vem, desde o início dos anos 2000, se notabilizando no Brasil por lançar sucessivas investidas de poder sobre a categoria docente. Para tal empreendimento, foi necessário, entre outras ações, fabricar um conjunto de saberes que lhe conferisse certa legitimidade no campo da Educação. Analisamos, neste artigo, a partir do referencial teórico proveniente dos Estudos Culturais e sob inspiração do pensamento de Michel Foucault, aquilo que denominamos como mecanismo da denúncia: estratégia estabelecida a fim de representar o movimento como verdadeiro e necessário ao nosso tempo. O material empírico selecionado para esta pesquisa esteve composto por 127 artigos retirados do sítio escolasempartido.org. A investigação permitiu verificar o modo como o Escola Sem Partido opera na construção do discurso que aponta para uma suposta hegemonia da doutrinação ideológica nas escolas, envolvendo-se numa disputa pela verdade em um processo no qual rivalizava, inclusive, com a própria literatura acadêmica educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elvis Patrik Katz, FURG - Universidade Federal do Rio Grande. PPGEDU - Programa de Pós-Graduação em Educação. Rio Grande – RS – Brasil. 96203-900

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, onde também cursou Licenciatura em História. Na graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, Subprojeto História, em 2013, e do Subprojeto Interdisciplinar, em 2014. Também realizou pesquisa sobre o impacto da construção da Rodovia Presidente Kennedy (RS-13) nas populações da Serra do Botucaraí, com ênfase para os aspectos socioeconômicos, durante as décadas de 50 e 60. Atualmente, analisa as investidas de poder lançadas pelo movimento "Escola Sem Partido". Além disso, é membro do Grupo de Estudos em Educação, Cultura, Ambiente e Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande - GEECAF/FURG, e professor de História na Escola Municipal de Ensino Fundamental Guilherme de Souza Portella, em Fontoura Xavier - RS

Downloads

Publicado

29/01/2020

Como Citar

KATZ, E. P.; MUTZ, A. S. da C. Ciência, autoria e verdade nos ditos do movimento escola sem partido: O mecanismo da denúncia. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 24, n. 47, 2020. DOI: 10.52780/res.11039. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/11039. Acesso em: 22 nov. 2024.