Perspectivas atuais para a pesquisa em educação patrimonial

Autores

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Escola de Humanidades e Programa de Pós-Graduação em Educação. São Leopoldo – RS – Brasil. 93022-750

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.11203

Palavras-chave:

Educação patrimonial, Urbanismo, Memória, Sociedade,

Resumo

O presente artigo visa examinar as condições sociais e sociológicas que configuram transformações nas definições de urbanismo e de memória social, considerando-se que tais condições, em alguma medida, engendram perspectivas para as práticas e para a pesquisa em educação patrimonial. Trata-se de uma abordagem diagnóstica, alicerçada em revisões conceituais e em exercícios analíticos fundamentados na teoria social contemporânea, a partir da realidade brasileira. Conclui que estudos sobre a temática exigem a problematização da condição estática dos bens, das práticas ou das coletividades às quais suas políticas visam proteger, assim como demandam o reconhecimento das múltiplas e dialéticas relações entre coletividades, espacialidades e patrimonialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Manoel Dias da Silva, UNISINOS – Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Escola de Humanidades e Programa de Pós-Graduação em Educação. São Leopoldo – RS – Brasil. 93022-750

Professor da Escola de Humanidades e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutor em Ciências Sociais pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

29/07/2019

Como Citar

SILVA, R. M. D. da. Perspectivas atuais para a pesquisa em educação patrimonial. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 24, n. 46, 2019. DOI: 10.52780/res.11203. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/11203. Acesso em: 19 abr. 2024.