Políticas culturais e hierarquias simbólicas no campo do teatro paulistano: as lutas pela lei de fomento

Autores

  • Simone do Prado Romeo USP – Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes Cênicas. São Paulo – SP – Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4535-5860

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.12321

Palavras-chave:

Teatro, Políticas culturais, Hierarquias simbólicas, Legitimidade cultural,

Resumo

Este artigo debate a trajetória do movimento Arte contra a Barbárie, desde sua gênese até sua conquista mais notória: a Lei de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo, que constitui uma inovação no panorama das políticas públicas no contexto brasileiro. Ao iluminar esse percurso, buscamos evidenciar as estratégias de legitimação cultural de que o movimento lançou mão, bem como os condicionantes que concorreram para tornar possível tal conquista.

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Biografia do Autor

Simone do Prado Romeo, USP – Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Departamento de Artes Cênicas. São Paulo – SP – Brasil.

Graduada (Unesp/FCLAr,2008) e mestre (EFLCH/Unifesp, 2016) em Ciências Sociais. Doutoranda da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 2017.

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Publicado

29/07/2019

Como Citar

ROMEO, S. do P. Políticas culturais e hierarquias simbólicas no campo do teatro paulistano: as lutas pela lei de fomento. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 24, n. 46, 2019. DOI: 10.52780/res.12321. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/12321. Acesso em: 19 abr. 2024.