Atualizações da “boa vontade cultural”: internacionalização e diversidade no ensino superior brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.52780/res.12327Palavras-chave:
Classes sociais no Brasil, Capital cultural, Boa vontade cultural, Diversidade e internacionalização, Ensino superior,Resumo
O artigo apresenta uma análise das permanências e atualizações na composição do capital cultural no Brasil. A partir de estudo de caso baseado em observação participante realizada em estabelecimento de ensino superior em que predominam frações médias-altas e altas da estratificação brasileira, o texto mostra como capital de internacionalização e capital de diversidade compõem atualmente a busca pelo cosmopolitismo como elemento distintivo nas disputas simbólicas entre grupos e classes. Além de examinar a atualidade da noção bourdieusiana de boa vontade cultural, analisando a boa vontade internacional e a boa vontade às avessas, o artigo explora contradições, tensões e conflitos que emergem quando o discurso da diversidade, lastreado na diferença e na desigualdade, se transforma em valor simbólico entre frações de elite.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À revista Estudos de Sociologia ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados.
Os artigos publicados e as referências citadas na revista Estudos de Sociologia são de inteira responsabilidade de seus autores.
A Estudos de Socilogia utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.