Atualizações da “boa vontade cultural”: internacionalização e diversidade no ensino superior brasileiro

Autores

  • Miqueli Michetti UFPB – Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Campus I. Departamento de Ciências Sociais. Programa de Pós-Graduação em Sociologia. João Pessoa – PB https://orcid.org/0000-0003-2236-5126

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.12327

Palavras-chave:

Classes sociais no Brasil, Capital cultural, Boa vontade cultural, Diversidade e internacionalização, Ensino superior,

Resumo

O artigo apresenta uma análise das permanências e atualizações na composição do capital cultural no Brasil. A partir de estudo de caso baseado em observação participante realizada em estabelecimento de ensino superior em que predominam frações médias-altas e altas da estratificação brasileira, o texto mostra como capital de internacionalização e capital de diversidade compõem atualmente a busca pelo cosmopolitismo como elemento distintivo nas disputas simbólicas entre grupos e classes. Além de examinar a atualidade da noção bourdieusiana de boa vontade cultural, analisando a boa vontade internacional e a boa vontade às avessas, o artigo explora contradições, tensões e conflitos que emergem quando o discurso da diversidade, lastreado na diferença e na desigualdade, se transforma em valor simbólico entre frações de elite.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miqueli Michetti, UFPB – Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Humanas Letras e Artes, Campus I. Departamento de Ciências Sociais. Programa de Pós-Graduação em Sociologia. João Pessoa – PB

Professora do Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (DCS - CCHLA - UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB. Tem doutorado em Sociologia pela UNICAMP, com estágio doutoral na EHESS de Paris, e pós-doutorado na Columbia University.

Downloads

Publicado

29/07/2019

Como Citar

MICHETTI, M. Atualizações da “boa vontade cultural”: internacionalização e diversidade no ensino superior brasileiro. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 24, n. 46, 2019. DOI: 10.52780/res.12327. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/12327. Acesso em: 26 abr. 2024.