Super-heróis manifestantes? Simbolismos da cultura pop performatizados em movimentos sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52780/res.12873

Palavras-chave:

Novíssimos movimentos sociais, Moral, Performance, Cultura pop, Identidade

Resumo

As manifestações populares dos últimos anos foram marcadas não apenas pela multiplicidade de demandas, pela moralidade das ideias e pela influência das redes sociais na mobilização de um grande número de pessoas elas também trouxeram um novo perfil de jovens manifestantes que utilizam estratégias lúdicas de humor e performances culturais que afirmam sua identidade pessoal em meio a sua atuação política. O presente estudo pretende analisar a influência da chamada cultura pop nas formações identitárias e morais desses jovens, bem como demonstrar que suas performances não são aleatórias, mas sim carregadas de simbolismos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Eggres de Castro, UFSM - Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria - RS

É bacharel em Administração e Comunicação Social - Relações Públicas e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente cursa Doutorado em Administração pela mesma instituição. Atua principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, gestão pública, responsabilidade socioambiental, identidade e imagem organizacional, marketing, gestão estratégica, internacionalização de empresas e comunicação organizacional. Foi professora temporária do Departamento de Ciências Administrativas da UFSM, ministrando disciplinas nas áreas de Administração Geral, Administração de Marketing e Gestão de Pessoas. Atualmente é servidora técnico administrativa de nível superior da Universidade Federal de Santa Maria, no cargo de Administradora, alocada no Setor de Editais e Contratos do Departamento de Material e Patrimônio.

Downloads

Publicado

05/01/2021

Como Citar

CASTRO, A. .; PINHEIRO-MACHADO, R. . Super-heróis manifestantes? Simbolismos da cultura pop performatizados em movimentos sociais. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 25, n. 49, 2021. DOI: 10.52780/res.12873. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/12873. Acesso em: 19 abr. 2024.