Comunicação e inovação tecnológica na sociedade capitalista

Autores/as

  • Valéria Cruz Brittos UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos/Porto Alegre - RS

Palabras clave:

Novas tecnologias de comunicação e informação, Economia política da comunicação, Comunicação e capitalismo, Mídia e cultura, Políticas de comunicação, Teoria da comunicação,

Resumen

A relação das novas tecnologias de comunicação e informação (NTCI) com a configuração capitalista contemporânea é o foco do artigo, que defende serem as primeiras expressões da segunda. Assim, contrapõem-se à idéia de sociedade da informação, que acabou transformando-se numa ideologia, na medida em que sustenta todo um projeto que reveste a tecnologia de dinâmica própria. Ao raciocinar-se que a trajetória percorrida pela invenção até tornar-se inovação passa por sua incorporação pelo mercado, assume-se que os novos equipamentos comunicacionais representam continuidade com as condições capitalistas anteriores, ainda que perifericamente possam se desviados com propósitos sócio-coletivistas.

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Publicado

24/05/2007

Cómo citar

BRITTOS, V. C. Comunicação e inovação tecnológica na sociedade capitalista. Estudos de Sociologia, Araraquara, v. 7, n. 13, 2007. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/168. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos